Home Basquete Basquete terá regulamento diferente nas Olimpíadas de Tóquio

Basquete terá regulamento diferente nas Olimpíadas de Tóquio

Seleção brasileira masculina ainda não está garantida nos Jogos Olímpicos

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

O basquete das Olimpíadas de Tóquio 2020 terá um regulamento diferenciado em relação à últimas edições. Embora o número de participantes siga o mesmo (12 equipes), a formatação será distinta. Ao invés de dois grupos com seis equipes cada, a formatação dos jogos contará com três grupos com quatro times. Os dois primeiros colocados avançam diretamente, além dos dois melhores terceiros colocados.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram

Desde 1984, o basquete masculino foi disputado com o mesmo regulamento nos Jogos Olímpicos: doze times classificados para a disputa, onde os quatro melhores de cada chave avançavam às quartas de final. Ou seja, foram nove edições das Olimpíadas com o mesmo regulamento.

O basquete feminino, por sua vez, iniciou nos Jogos Olímpicos com apenas seis equipes, aumentou para oito representantes em 1992, e desde 1996, conta com 12 equipes participantes, adotando o mesmo estilo de disputa do masculino.

PUBLICIDADE

A alteração para as Olimpíadas de Tóquio faz com que cada time jogue apenas três vezes na primeira fase – dois jogos a menos em relação ao formato anterior. Portanto, para conquistar o sonhado ouro, são necessários seis partidas.

BRASIL

Às vésperas do início das Olimpíadas, a seleção brasileira masculina de basquete participará de um torneio pré-olímpico para tentar carimbar seu passaporte para Tóquio. Participam da competição a Croácia, Alemanha, México, Tunísia e Rússia, onde apenas o campeão garante vaga. O time canarinho feminino não conseguiu se classificar.

LEIA MAIS: