Home Futebol River Plate sobre decisão de não ter jogado contra o Atlético Tucumán: “Fizemos o que nos correspondia”

River Plate sobre decisão de não ter jogado contra o Atlético Tucumán: “Fizemos o que nos correspondia”

Clube argentino nem sequer abriu os portões do Monumental de Nuñez para o jogo, em virtude da pandemia do coronavírus

Edvaldo Mateus da Silva Medeiros
Colaborador do Torcedores.com.

No Sábado, estava marcado o jogo entre River Plate e Atlético Tucumán no estádio Monumental de Nuñez pela primeira rodada da copa Superliga. Porém, o jogo não foi realizado. O River, equipe da casa, não foi a campo e nem sequer abriu as portas do estádio para o duelo. Tudo em razão da atual pandemia mundial do coronavírus. Por conta da decisão, o gigante argentino pode ser punido pela liga de futebol local (já que no país, ao contrário de alguns outros locais como México, Itália e até o próprio Brasil, o futebol, por hora, está mantido e será disputado com portões fechados, o que seria até o caso do confronto entre River e Atlético Tucumán). Questionado sobre a decisão de se negar a jogar, os dirigentes dos millonários foram curtos e objetivos na resposta: “O River fez o que o correspondia, e esse é um assunto terminado.”

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Os jogadores da equipe de Buenos Aires haviam comunicado ao presidente Rodolfo D’onofrio e ao corpo de dirigentes que não iriam a campo, levando em consideração os riscos de um possível contagio pelo coronavírus. A presidência e os cartolas decidiram então por acatar a decisão dos atletas, visando também poupar a todos os empregados e pessoas que iram trabalhar na partida, que daria no total cerca de 3.000 pessoas (lembrando que uma das orientações para freiar o vírus é evitar lugares com aglomeração de pessoas).

Na Sexta a noite, o River Plate emitiu um comunicado no qual falava que o clube permaneceria fechado e que a equipe não iria a campo. Dito e feito. 24 horas depois realmente não houve jogo. Os atletas do clube de Tucumán foram até foram ao estádio normalmente, mas se depararam com toda essa situação.

PUBLICIDADE

A superliga argentina (que será desfeita em Maio, passando o comando do futebol do país de volta a AFA) também divulgou um comunicado, através do vice-presidente da entidade, Marcelo Tinelli, na qual dizia que a postura do River era digna de sanção. De acordo com o artigo 109 do regulamento de transgressões e penas, que impõe a perda de 6 pontos para esse tipo de infração.

Além disso, os millonários arcariam com uma multa de cerca R$ 122.850 reais. O clube tem a possibilidade de se defender usando o recurso de que tomou a atitude por conta de uma razão de força maior, que inclusive estão previstas no regulamento e nesse caso poderia ser acatado por se tratar de uma pandemia mundial. Outra defesa dos Millonários poderia ser o decreto que o governo de Buenos Aires emitiu, que suspendeu todo evento que estejam envolvidas mais de 200 pessoas.

Mas o River Plate, no entanto, se mostra tranquilo quanto a apelar para defesas no caso. Os jogadores do clube fizeram posts em rede social falando em “consciência”. Os dirigentes também julgam ter tomado a decisão correta, por isso sustentaram o discurso: “É assunto encerrado.”

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

São Paulo se manifesta sobre ingressos de jogo cancelado na Libertadores

São Paulo se manifesta sobre ingressos de jogo cancelado na Libertadores

 

PUBLICIDADE

Coudet apoia suspensão do Gauchão por conta do coronavírus: “É um tema de saúde”

Coudet apoia suspensão do Gauchão por conta do coronavírus: “É um tema de saúde”