Home Futebol 5 melhores times da história do Santos

5 melhores times da história do Santos

Escolher os melhores elencos do Santos é uma tarefa complicada, mas separamos 5 times santistas que fizeram história

Rafael Pimenta
Meu nome é Rafael Pimenta Vieira e sou formado em Jornalismo pela UNESP. Trabalho no Torcedores.com desde março de 2020, desempenhando a função de redator. Sou apaixonado por futebol, basquete, games e automobilismo. Curiosamente, também escrevo sobre os quatro temas. Contato: rafaelpimentavieira96@gmail.com

O Santos completa 108 anos de história com direito a muitos títulos. 2 Mundiais, 3 Libertadores, 8 Brasileiros e 22 Paulistas foram as principais conquistas do time praiano. Atrás de cada uma dessas conquistas houveram grandes elencos, com jogadores que marcaram época e se tornaram ídolos do Peixe.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram.

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJHMGkwOGYyOCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dessa forma, listamos 5 grandes elencos da história santista. Inclusive, dois deles são considerados por muitos como dois dos melhores times da história do futebol.

1962

É considerado um dos maiores times do mundo, junto com o de 1963. Esse elenco ganhou tudo o que disputou, com direito a título Mundial, de Libertadores, Brasileiro e Paulista.

O goleiro era Gylmar que enfrentava a desconfiança de parte da torcida, já que ele tinha acabado de sair do rival Corinthians. Os zagueiros eram Mauro e Calvet. O dono da lateral-direita era Lima, que também foi o jogador que mais atuou naquele ano com 74 partidas. Além disso, Dalmo era o titular da outra lateral.

PUBLICIDADE

Diferentemente do futebol atual, naquela época, os times normalmente jogavam apenas com dois meio campistas. No entanto, o meio campo do Santos era comandado por dois craques, Zito e Mengálvio.

PUBLICIDADE

O ataque da equipe santista era de impor respeito. Ao lado do maior jogador da história, Pelé, estavam Coutinho, Pepe e Dorval.

Por último, Lula comandava a equipe santista.

1963

O time de 63 teve poucas alterações se comparado ao de 1962. Dessa forma, o Santos ganhou quase tudo que disputou, perdendo apenas o paulista para o Palmeiras de Ademir da Guia.

O goleiro continuou sendo Gylmar após ter feito uma excelente temporada em 62. A zaga foi o setor de campo que teve mais alterações, já que apenas Mauro e Dalmo permaneceram sendo titular absoluto. Geraldino e Haroldo disputaram a posição restante na zaga durante todo o ano. Por último, Ismael assumiu a lateral direita e Lima foi deslocado para o meio campo.

PUBLICIDADE

Assim como o ano anterior, o Santos de 63 contava com apenas dois meio campistas. Normalmente, Mengálvio e Zito eram titulares, mas ganharam a concorrência de Lima.

O ataque permaneceu exatamente o mesmo de 62. Além disso, Dorval foi o jogador que mais atuou durante todo o ano de 1963.

O técnico de 1963 continuou sendo Lula.

2002

Em 2002, o peixe completaria 18 anos sem levantar uma taça, no entanto Robinho e companhia tiraram o Santos da fila, conquistando o Brasileirão.

PUBLICIDADE

O gol era protegido por Fábio Costa, que posteriormente se tornou o segundo goleiro com maior número de jogos pelo time praiano. A zaga era composta por André Luis e Alex. Maurinho comandava a lateral direita. Por último, o dono da lateral esquerda era o multicampeão Léo.

O meio de campo era composto por Paulo Almeida, Renato, Elano e Diego. Vale lembrar que esses três últimos ganharam status de ídolo no clube, sendo que Elano e Renato chegaram a voltar anos depois para a Vila Belmiro.

Robinho comandava o ataque e tinha como companheiro o goleador Alberto.

Esse esquadrão santista era treinado pelo técnico Émerson Leão.

PUBLICIDADE

2004

Provavelmente o time de 2004 seja o mais “fraco” da lista, mas ainda assim mostrou um grande futebol, conquistando o Campeonato Brasileiro.

A meta passou a ser do ótimo goleiro Mauro. A zaga era composta por Ávalos e o jovem da base, Leonardo. A lateral esquerda continuou comandada por Léo. Na outra lateral, Flávio assumiu a posição.

O meio de campo santista também sofreu muitas alterações se comparado ao ano de 2002. Apenas Elano continuou no clube. Fabinho, Preto Casagrande e a estrela Ricardinho completavam o meio de campo.

Por último, o ataque ainda era composto por Robinho, mas agora seu companheiro era Deivid.

PUBLICIDADE

Emerson Leão caiu no meio do ano, após uma sequência de maus resultados e a eliminação na Libertadores. Após sua saída, Vanderlei Luxemburgo assumiu a função e levou o time até o título brasileiro.

2011

O time do Santos voltou a se destacar no cenário internacional em 2011, quando conquistou a Libertadores. Em 2010, o time já vinha atuando muito bem e havia conquistado a Copa do Brasil, no entanto, o auge sem dúvidas foi em 2011.

O jovem goleiro Rafael defendia a meta do peixe. A zaga era composta pelos experientes Edu Dracena e Durval. O lateral esquerdo continuava sendo Léo, mas ele tinha a sombra de Alex Sandro. A lateral direita normalmente era ocupada por Pará.

O meio campo tinha como pilares Elano e Paulo Henrique Ganso. Além disso, Arouca e Adriano Pagode faziam a função de volantes.

PUBLICIDADE

O ataque era comandado pela estrela Neymar. Ao seu lado estava o goleador Borges.

Nessa época, o time da Vila Belmiro era treinado por Muricy Ramalho.

LEIA MAIS:

10 melhores jogadores da história do Santos

PUBLICIDADE

5 Jogadores culpados pela eliminação do Brasil em Copas do Mundo

 

 

Better Collective