Home Futebol Bundesliga diminui idade mínima de jogadores para 16 anos

Bundesliga diminui idade mínima de jogadores para 16 anos

Proposta foi feita pelo Borussia Dortmund e aprovada na assembleia da DFL a respeito da liga

Samuel de Brito
Colaborador do Torcedores.com.

Conhecida mundialmente pela organização, recordes de público e por revelar talentos, a Bundesliga pode ter jogadores ainda mais jovens nos gramados da Alemanha. Em reunião, foi aprovado o pedido do Borussia Dortmund para permitir que um atleta atue na duas primeiras divisões a partir dos 16 anos.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O pedido do clube aurinegro se dá principalmente para possibilitar a inserção do jovem talento Youssoufa Moukoko, de apenas 15 anos. Na atual temporada, o camaronês marcou 34 vezes em 20 jogos da liga sub-19 e mais nove gols na Uefa Youth League. Em novembro, quando completa 16 anos, Moukoko já poderá ser utilizado por Lucien Favre.

O regulamento da Bundesliga previa que um jogador só pode estrear profissionalmente no futebol alemão aos 18 anos. A única exceção é se ele fizer parte da equipe sub-19. Foi assim que o turco Nuri Sahin estabeleceu o recorde de jogador mais novo a atuar. Em 2005, estreou pelo Dortmund com 16 anos e 355 dias de idade.

PUBLICIDADE

Lars Ricken, coordenador das categorias de base do Dortmund, afirmou que a decisão abre portas aos clubes e aos atletas para incluírem novos jogadores nas disputas da liga.

“Estamos muito felizes com esta decisão. Ela pode imediatamente ajudar os clubes, mas também os jovens jogadores. A maioria dos clubes agora quer oferecer a jovens jogadores excepcionalmente talentosos a oportunidade de dar o próximo passo no desenvolvimento em casos absolutamente excepcionais”.

LEIA MAIS SOBRE A BUNDESLIGA

PUBLICIDADE