Home Futebol CBF é cobrada por clubes do futebol brasileiro que não têm divisão: “paridade de tratamento”

CBF é cobrada por clubes do futebol brasileiro que não têm divisão: “paridade de tratamento”

Depois de oficializar um repasse que totaliza pouco mais de R$ 19 milhões aos clubes das Séries C e D, A1 e A2 do futebol feminino e Federações Estaduais de Futebol, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) será cobrada pelos clubes que não têm divisão do Campeonato Brasileiro.

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 31 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

Cobrança ocorre após a entidade oficializa repasse financeiro aos times das Séries C e D, A1 e A2 do futebol feminino e Federações

Em carta que ainda será envidada, os clubes elogiam a CBF pelo repasse financeiro e pela isenção de taxas no que tange a transferências de jogadores. Entretanto, solicitaram o término dos campeonatos estaduais por “serem competições que geram o direito a vagas para a Série D e a Copa do Brasil”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

“Há ainda razões de ordem jurídica que recomendam a continuidade dos certames estaduais, pois a eventual paralisação poderia ensejar mandados de garantia e procedimentos judiciais outros, o que geraria insegurança jurídica e forte possibilidade de afetar a formação e realização das futuras competições nacionais patrocinadas diretamente pela CBF”, argumentam.

De acordo com informações oficiais, a CBF vai repassar, a partir desta terça-feira (7), R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais) para cada Federação. “Os valores repassados são insuficientes para atendimento mínimo às necessidades de emergência alimentar de atletas, comissões técnicas e funcionários. Razão pela qual se pede complementação e extensão dos benefícios já concedidos”, prosseguem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Deste modo, considerando o precedente de atendimento parcial feito pela CBF a apenas 88 clubes participantes de suas competições e também a necessidade de viabilização das agremiações esportivas ainda não contempladas, é a presente para reiterar o pedido de atendimento financeiro também aos clubes que disputam os campeonatos estaduais e que não estejam nas Séries A, B, C e D dos Campeonatos Nacionais, reivindicando paridade de tratamento e atenção a situações fortemente emergenciais”, finalizam os clubes.

Leia também:

CBF isenta clubes de pagarem taxas de registro e transferência de jogadores

CBF oficializa auxílio financeiro aos árbitros do futebol brasileiro

PUBLICIDADE
Better Collective