Conmebol “esquece” Mundial do Palmeiras e gera polêmica na web

Verdão considera título da Copa Rio de 1951 como o primeiro Mundial da história

Marcel Thomé
Colaborador do Torcedores.com

Crédito: Reprodução/Jornal Gazeta Esportiva

O perfil da Conmebol Copa Libertadores conseguiu movimentar as redes sociais neste sábado (11) em plena quarentena devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Para isso, bastou não colocar o Palmeiras no rol de times sul-americanos campeões mundiais.

Conheça a 1xBet:

Um novo jeito de fazer sua aposta esportiva!

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O Verdão foi o campeão da Copa Rio de 1951, um ano após o Brasil ter perdido a final da Copa do Mundo para o Uruguai em pleno Maracanã. Na decisão do torneio, que contou com equipes do mundo todo, o time alviverde bateu a Juventus, da Itália.

Mas a Conmebol não considerou o título como Mundial em sua publicação, o que gerou brincadeiras dos rivais do Palmeiras, mas considerou que em 2000 dois clubes foram campeões: Corinthians e Boca Juniors. Confira a repercussão:

Polêmica sobre o Mundial do Palmeiras

Em 2006, o Palmeiras fez um pedido à Fifa para que a competição fosse considerada o primeiro Mundial de Clubes e obteve o reconhecimento em 2014, pelo então presidente da entidade Joseph Blatter.

No entanto, o nome do time alviverde não aparece entre os clubes campeões mundiais no site da Fifa, motivo das brincadeiras dos torcedores rivais.

Recentemente, em 2017, a Fifa se pronunciou e disse que apenas os títulos conquistados a partir de 2000, quando a entidade passou a promover a competição, são campeões oficiais.

De acordo com a entidade, Flamengo, Grêmio, Santos e o Palmeiras não são campeões mundiais – ou seja, craques como Zico, Renato Gaúcho, Pelé e Liminha também deixam de carregar o peso de terem conquistado o mundo contra grandes potências do futebol europeu em suas respectivas épocas.

Vídeo inédito com imagens do Mundial conquistado pelo Verdão

Recentemente, foram descobertas imagens em vídeo da final entre Palmeiras e Juventus, de 1951, publicadas por um site italiano.

Para ver as imagens inéditas até então da final da Copa Rio, basta clicar diretamente NESTE LINK ou então entrar no site do Archivio Luce (www.archivioluce.com) e buscar pelo vídeo com o código D059303 ou Calcio Juventus 1948.

LEIA MAIS: