Home Futebol Viraram a casaca: 12 ídolos do Corinthians que passaram por rivais paulistas

Viraram a casaca: 12 ídolos do Corinthians que passaram por rivais paulistas

O Torcedores.com lista 12 jogadores que fizeram história no Corinthians, mas também deram uma ‘passada’ em pelo menos um rival

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

O Corinthians teve diversos ídolos, que conquistaram diversos títulos e fizeram história no clube. Porém, alguns deles tiveram passagens (algumas até vitoriosas) por rivais paulistas.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJHbmgwd3VwZiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

 

PUBLICIDADE

Então, no dia do aniversário de Casagrande (Que já ‘pulou o muro’ do Parque São Jorge), o Torcedores.com resolveu listar 12 jogadores que são ídolos no Corinthians, mas que já jogaram por um dos três rivais paulistas.

12 ídolos do Corinthians que passaram por rivais paulistas:

Sócrates

Ídolo do lendário Corinthians da democracia, Sócrates foi à Europa, e logo voltou para o futebol brasileiro, onde atuou pelo Flamengo. Depois disso, deu uma ‘passada’ na Vila Belmiro, mas no Santos não teve o mesmo sucesso.

Casagrande

Pouca gente lembra, mas Casagrande foi emprestado ao São Paulo em 1984, quando ainda tinha contrato com o Corinthians. O motivo? O técnico Jorge Vieira não gostava de sua vida boemia. No Tricolor, teve que atuar recuado, já que o time titular já tinha Careca em sua posição. Casão chegou a ir bem, mas logo voltou ao Parque São Jorge.

Neto

O eterno xodó da Fiel, teve passagens pelos três rivais do Corinthians. Antes de ser ídolo alvinegro, Neto atuou por São Paulo (1987) e Palmeiras (1988), e depois de sua passagem pelo Timão, chegou a jogar pelo Santos (1994). Mas apenas no Corinthians teve sucesso e se tornou um dos maiores ídolos do clube.

PUBLICIDADE

Viola

Revelado na base do Corinthians, Viola teve excelentes passagens por Palmeiras e Santos no final dos anos 90. Na Vila Belmiro, chegou a vencer a Copa Conmebol em 1998. O centroavante foi artilheiro da competição continental e do Brasileirão daquele ano.

Rincón

O volante que foi capitão de diversas conquistas alvinegras, chegou em 1997 vindo do arqui-rival Palmeiras, onde já tinha atuado razoavelmente bem. Foi ídolo no Corinthians por três temporadas, e se transferiu para outro rival, o Santos. Lá também não teve o mesmo sucesso.

Edílson

O ‘Capetinha’ é um caso a parte nessa lista. Ele foi um dos únicos que chegou como ídolo do rival. No caso, o Palmeiras, onde foi campeão brasileiro duas vezes. Em uma dessas conquistas, Edílson venceu justamente o Corinthians. Em 98, chegou ao clube, e foi mais ídolo da Fiel do que no clube da Barra Funda. Muito, pelas famosas embaixadinhas em 1999.

Ricardinho

O meia saiu do Corinthians pelas ‘portas dos fundos’ no meio de 2002, rumo ao São Paulo. No Tricolor, não foi bem, e depois de passagem pelo futebol inglês, se transferiu para outro rival do Timão, o Santos. Já na Vila Belmiro, voltou a se destacar e foi importante na conquista do Campeonato Brasileiro de 2004.

PUBLICIDADE

Marcelinho Carioca

Para muitos, o maior ídolo da história do Corinthians. Em 2001, trocou de alvinegro e foi jogar no Santos, onde jogou pouco tempo sem deixar saudades.

Luizão

Mais um caso de jogador que passou por todos os rivais. Luizão participou do super time do Palmeiras da Parmalat, e após passagens pela Europa e pelo Vasco, veio para o Corinthians, onde foi artilheiro e ídolo da Fiel Torcida. Além disso, teve passagem curta porém vitoriosa no São Paulo, onde se sagrou campeão da Libertadores de 2005. Ficou dois meses no Japão, e logo voltou para o Brasil, para ‘fechar a cartela’ de clubes paulistas no Santos.

Danilo

Assim como Edílson e Luizão, Danilo também foi ídolo em um rival, antes de ser ídolo no Corinthians. O meia participou do time do São Paulo campeão da Libertadores e do Mundial de 2005, e se tornou ídolo no Tricolor. Fez carreira no Japão e voltou para o Brasil, para ser um dos maiores ídolos da história do Timão. Foram quase nove anos, com diversos títulos, incluindo Libertadores e Mundial, assim como no São Paulo.

Jadson

Jogou dois anos no São Paulo, onde teve altos e baixos. Até o momento em que virou moeda de troca. Troca essa, justamente com o Corinthians, por Alexandre Pato. No caso, o Timão saiu em vantagem, pois Jadson foi um dos melhores jogadores das conquistas dos Campeonatos Brasileiros de 2015 e 2017.

PUBLICIDADE

Vagner Love

Para alguns, Vagner Love ainda está longe de estar entre os maiores ídolos do clube. Mas sua estrela já brilhou em momentos importantes na história recente do Timão. Revelado no Palmeiras e com passagens pelo Verdão em 2009, Love teve a dura missão de substituir Guerrero no Corinthians de 2015. Apesar das dificuldades no começo da jornada, o atacante fez gol de tudo que é jeito em momentos decisivos na conquista do Brasileirão daquele ano. Voltou ao clube em 2019, onde fez o gol do título estadual. Atualmente, vive altos e baixos no elenco do Timão.

LEIA MAIS
Por onde andam os jogadores campeões brasileiros com o Corinthians em 2017?

10 jogadores revelados na base do Corinthians e mal aproveitados entre os profissionais do clube

Por onde andam os jogadores que foram rebaixados com o Corinthians em 2007?

PUBLICIDADE

5 meias ‘camisa 10’ que não deram certo no Corinthians