Home Extracampo Morre Índio, 10º maior artilheiro da história do Flamengo

Morre Índio, 10º maior artilheiro da história do Flamengo

Aluísio Francisco da Luz, popularmente conhecido como Índio, morreu de causas desconhecidas pela própria família; atleta marcou 140 gols no Mengão

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

O domingo (19) é triste para o futebol, sobretudo para os torcedores do Flamengo. No Dia do Índio, morreu Aluísio Francisco da Luz, popularmente conhecido como… Índio. O atleta entrou para a história rubro-negra na década de 1950, quando ajudou o Mengão a conquistar o tricampeonato de fato do Campeonato Carioca Também atuou em uma Copa do Mundo.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Nascido na cidade de Cabedelo, na Paraíba, no dia 01 de março de 1931, o jogador é, até hoje, o décimo maior artilheiro da história do Flamengo. Índio marcou 140 gols com a camisa rubro-negra, à frente de nomes como Tita, Adílio, Evaristo de Macedo e Nunes. As causas da morte do jogador são desconhecidas pela própria família.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJESTBkMXNkdyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Se profissionalizou em 1947, pelo Bangu. Ficou cerca de dois anos no clube da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Em 1949, se transferiu para o Flamengo, clube em que entraria para a história. Marcou os 140 gols citados em 202 jogos. No Rubro-Negro, foi para a Seleção Brasileira. Jogou a Copa do Mundo 1954 e o Campeonato Sul-Americano de Seleções (antigo nome da Copa América) 1957. Marcou cinco gols em dez jogos com a camisa canarinho.

PUBLICIDADE

Em 1957, transferiu-se para o Corinthians. Em 101 jogos, marcou 52 gols. Na década de 1960, foi para a Espanha, atual no Espanyol. Encerrou sua carreira em outro clube do Rio de Janeiro, o América.

LEIA MAIS
Bruno Henrique comemora boa fase no Flamengo: “É o melhor momento da minha carreira”
Com seis gols no Galo em dois anos, Arrascaeta fala em três pontos antes de Atlético-MG x Flamengo
Em Flamengo x Palmeiras, Gabigol supera número de gols feitos em 2018 – quando foi artilheiro de duas competições