Home Futebol Os primeiros passos de Ramon Menezes antes de assumir o Vasco: cinco clubes, um título e dois rebaixamentos

Os primeiros passos de Ramon Menezes antes de assumir o Vasco: cinco clubes, um título e dois rebaixamentos

Em 60 jogos, Ramon Menezes tem retrospecto negativo como treinador

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Contratado pelo Vasco, Ramon Menezes está diante do maior desafio da sua curta carreira como treinador. Ele chegou ao clube com a missão de substituir Abel Braga. Além disso, ele foi efetivado no cargo a fim de formar um elenco competitivo para fazer o time a brigar por títulos na temporada de 2020.

PUBLICIDADE

A história mais bonita do futebol agora tem um banco. Faça parte do meu BMG Vasco!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Para quem já foi campeão da Copa Libertadores da América (1998), Copa Mercosul (2000), Supercopa da Libertadores (1993 e 1994), Campeonato Brasileiro (1997 e 2000) e Copa do Brasil (1993), conquistou alguns estaduais e defendeu a Seleção Brasileira, o momento não é dos melhores.

Em 60 partidas treinando a Associação Esportiva Evangélica (GO), Anápolis (GO), Joinville (SC), Guarani (MG) e Tombense (MG), seus clubes anteriores, venceu 23, empatou 19 e perdeu 18. Apesar do retrospecto ruim, o presidente Alexandre Campello, confia em Ramon.

PUBLICIDADE

“É um profissional bastante atualizado, muito estudioso e que conhece profundamente o Vasco. Já tem demonstrado capacidade dentro do clube, tendo sido auxiliar do Vanderlei (Luxemburgo) e do Abel (Braga). E sempre com um trabalho muito bom. A gente tem uma convicção muito grande de que o Ramon tem todas as condições. É um profissional que tem capacidade de estar à frente da nossa equipe”, disse o dirigente.

Joinville

Ramon Menezes iniciou a carreira como treinador no Joinville. Porém, foi auxiliar técnico entre os anos de 2013 e 2015. Nesse ínterim, ele trabalhou com Hemerson Maria, Adilson Batista, Paulo César Gusmão, Arthurzinho, Arthur Neto, Ricardo Drubscky e Sérgio Ramírez. No ano seguinte, comandou o time na Série C do Campeonato Brasileiro. Porém, não conseguiu evitar o rebaixamento da equipe. Com isso, foi demitido pela diretoria do clube catarinense. Ele comandou o time em 12 partidas, com quatro vitórias, quatro empates, quatro derrotas e com 33% de aproveitamento. An

Associação Esportiva Evangélica

Foi o primeiro clube treinado por Ramon Menezes. O ex-jogador pendurou as chuteiras depois de defender a Cabofriense no Campeonato Carioca de 2013. Ramon Menezes campeão invicto do Campeonato Goiano da 3ª divisão de 2015. Nesse ínterim, ele comandou o time nove partidas. Foram sete vitórias e dois empates. O bom trabalho o levou, logo depois, ao comando do Anápolis.

Anápolis

Ramon Menezes comandou o Anápolis em duas oportunidades: 2016 e 2017. Na primeira passagem, foi demitido após o time vencer apenas duas partidas no Campeonato Goiano. Já na segunda, o treinador caiu logo após a 4ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o time empatou três e perdeu um jogo. Com isso, o time sequer conseguiu a promoção para a terceira divisão nacional.

PUBLICIDADE

Guarani

Foi contratado, antes de mais nada, com a missão de evitar o rebaixamento do Guarani, de Divinópolis, no Campeonato Mineiro. Comandou o time em apenas quatro partidas, com duas vitórias, um empate, uma derrota e com 50% de aproveitamento. Porém, Ramon Menezes não conseguiu evitar o descenso do time ao Módulo II do Mineirão. Posteriormente foi demitido pela diretoria do clube.

Tombense

Comandou o Tombense no Campeonato Mineiro e na Série C do Campeonato Brasileiro de 2018. O time foi bem no Estadual, sendo eliminado nas quartas de final para o Tupi, nos pênaltis. Porém, ele não resistiu a má campanha do time na competição nacional e foi demitido pelo clube.

LEIA MAIS: