As chuteiras dizem muito sobre os jogadores de futebol. Principal material de quem pratica o esporte, esse calçado tem a capacidade de marcar gerações. Relembramos algumas chuteiras que se eternizaram nos pés de alguns craques.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Mercurial R9
Inspirada na velocidade de Ronaldo Fenômeno, a Nike criou a Mercurial R9, tentando alinhar a velocidade do craque com o modelo do calçado. Lançada em 1998, a chuteira virou febre na Copa do Mundo daquele ano e se tornou objeto de desejo dos fãs de futebol. Era a primeira do modelo Nike Mercurial, inspirada e projetada para um atleta que jogava um estilo de futebol que nunca tinha sido visto antes. A chuteira ainda circulou até meados dos anos 2000.
Tiempo R10
Ronaldinho Gaúcho era um dos principais jogadores em 2005, com isso, a Nike escolheu o bruxo para lançar sua nova chuteira, a Air Tiempo Legend R10. O calçado foi um sucesso, e até hoje esse modelo é visto pelos gramados do Brasil.
Pumas de Maradona
Nos anos 80, Maradona usou chuteiras Pumas. Na Copa do Mundo de 1986, quando a Argentina se sagrou campeã do mundial, o craque usava chuteiras da marca. O calçado virou febre entre os boleiros da época. Em 2016, a Puma lançou um remake da chuteira usada pelo atacante argentino em 86.
Predator Accelerator
A Predator é uma das principais chuteiras já lançadas pela Adidas, e o jogador que foi escolhido para ser o garoto propaganda foi Zinedine Zidane. Lançada em edição limitada em 1998, o modelo foi um sucesso e até hoje a Adidas relança esse modelo.
Morelia Classic
Lançada nos anos 1990, a chuteira da Mizuno é um dos calçados mais icônicos do futebol. Desde seu lançamento, o calçado sofreu poucas mudanças. A chuteira conhecida pela sua longevidade, tem diversas cores, mas a preta sempre foi a preferência do público deste material.
Kichute
Se você tem pais ou avós que jogaram futebol, com certeza você já ouviu falar do Kichute. O calçado era um misto de chuteira com tênis e começou a ser produzida no Brasil nos anos 70. Entre os anos de 1978 e 1985, as vendas do Kichute ultrapassaram 9 milhões de pares anuais.
LEIA MAIS:
5 jogadores que se aposentaram recentemente e talvez você não saiba
Corintianos impedem manifestação bolsonarista: “Somos democracia”