Home Futebol 6 curiosidades sobre a Liga dos Campeões conquistada pelo Porto em 2004

6 curiosidades sobre a Liga dos Campeões conquistada pelo Porto em 2004

Saiba alguns fatos que marcaram a Champions daquele ano, que acabou vencida pelos portugueses

Matheus Maia Castro
Colaborador do Torcedores.com.

Há exatos 16 anos, o Porto se sagrava campeão da Liga dos Campeões. Até então, o clube português só havia conquistado o título uma vez, na temporada 1986/87, quando venceu o Bayern de Munique. A segunda conquista veio na temporada 2003/2004, a qual os portugueses não eram considerados favoritos ao título. Confira algumas curiosidades dessa temporada.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Apenas um clube português na competição

O Porto era a única equipe portuguesa na disputa, tendo em vista que o rival Benfica foi derrotado na terceira rodada de classificação da Liga. A eliminação veio após derrota para a Lazio por 4 a 1 no placar agregado.

Maior goleada

Em 203 partidas disputadas na competição, foram marcados 499 gols. A média foi de 2,46 gols por jogo. A maior goleada foi um sonoro 7 a 0 que a Juventus aplicou no Olympiacos, da Grécia.

PUBLICIDADE

Inter de Milão

Na fase de grupos, após vencer o Arsenal por 3×0 na casa dos ingleses, esperava-se que a Inter se classificasse tranquilamente para o mata mata. Mas não foi o que aconteceu. Houve uma queda de rendimento dos italianos, com direito a uma derrota por 5 a 1 em casa contra o mesmo Arsenal, e a Inter acabou sendo eliminada. O Lokomotiv Moscou e o Arsenal seguiram adiante na competição.

Zebras na competição

Além da classificação do Lokomotiv, tivemos outras grandes zebras naquele ano. A princípio, os favoritos eram Milan, campeão no ano anterior; Real Madrid, que não havia perdido sequer um jogo na fase de grupos; e o Arsenal, que estava na melhor fase. Mas nenhum deles chegou às semi-finais. Monaco, Porto, Deportivo la Coruña e Chelsea foram as quatro melhores equipes daquele ano.

Desempenhos individuais

O artilheiro da competição foi o espanhol Fernando Morientes, do Monaco, com 9 gols. O melhor jogador da temporada foi o luso-brasileiro Deco, que teve grande destaque. Não a toa, ele foi contratado na temporada seguinte pelo Barcelona.

José Mourinho

O atual treinador do Tottenham era o comandante do Porto na época. Com uma equipe repleta de portugueses, ele conquistou a primeira Liga dos Campeões naquela temporada e começava a escrever uma carreira de grande sucesso. Além da conquista com os portugueses, ‘Mou’ ganhou a Liga também pela Inter de Milão, na temporada 2009-10.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Por onde anda Karius, goleiro que “entregou” título da Champions ao Real Madrid em 2018?

Real Madrid conquistou 13ª Champions League há dois anos; relembre os gols