Home Futebol Abel Braga, Carlos Alberto Parreira e Cuca: o que eles falam sobre a volta de Fred ao Fluminense?

Abel Braga, Carlos Alberto Parreira e Cuca: o que eles falam sobre a volta de Fred ao Fluminense?

Com 172 gols, Fred é o terceiro maior artilheiro da história do Fluminense

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Fluminense anunciou neste domingo o retorno de Fred, de 36 anos, maior ídolo tricolor nesta década. A contratação, antes de mais nada, era um desejo do presidente Mário Bittencourt que prometeu o retorno do ídolo antes de ser empossado como mandatário tricolor. O dirigente, nesse ínterim, teve vários encontros com os representantes do atacante. Porém, Bittencourt sempre deixou claro Fred teria de se enquadrar na realidade financeira tricolor se quisesse voltar para o clube após deixar o Cruzeiro no começo desta temporada.

PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Com isso, Fred inicia sua segunda passagem pelo Fluminense. Entre 2009 e 2016, venceu duas vezes o Campeonato Brasileiro (2010 e 2012), um Campeonato Carioca (2012) e uma Taça da Primeira Liga (2016). Além disso, ele se tornou o terceiro maior artilheiro do clube com 172 gols em 287 partidas. O artilheiro, antes de mais nada, está atrás de Waldo (319) e Orlando Pingo de Ouro (184)

Fred, nesse ínterim, foi comandado por 13 treinadores nas sete temporadas que vestiu a camisa tricolor: Abel Braga, Carlos Alberto Parreira, Cristóvão Borges, Cuca, Dorival Júnior, Eduardo Baptista, Enderson Moreira, Levir Culpi, Muricy Ramalho, Renato Portaluppi, Renê Simões, Ricardo Drubscky e Vanderlei Luxemburgo. Afinal, o Fluminense ficou marcado no início desta década pela alta rotatividade de treinadores por divergências entre os dirigentes do clube.

PUBLICIDADE

Porém, Fred viveu o seu auge no Fluminense sob o comando de Abel Braga em 2012. Além dos títulos conquistados naquela temporada, ele foi eleito o melhor atacante do futebol brasileiro. Foram 30 gols em 45 partidas. Por isso, o artilheiro voltou a ser convocado por Mano Menezes para a Seleção Brasileira. O camisa 9, nesse ínterim, foi convocado para defender o Brasil no Superclássico das Américas contra a Argentina.

O Torcedores.com repercutiu a volta do ídolo ao Fluminense com três treinadores que tiveram passagem marcante na história do clube: Abel Braga, Carlos Alberto Parreira e Cuca. Confira o que eles falaram sobre a volta do camisa 9 às Laranjeiras.

Abel Braga

“O Fred foi o símbolo do Fluminense na conquista do Campeonato Brasileiro. Ele se preparou mentalmente e fisicamente para levantar aquela taça após anos sendo questionado pela imprensa e torcida. Ele fez por merecer a faixa de capitão entre tantos capitães que tive naquele time como Diego Cavalieri, Gum, Deco e Rafael Sóbis. Ele tem tudo para dar certo neste retorno dele ao clube”.

Carlos Alberto Parreira

“Minha admiração pelo Fred vem desde a época de Cruzeiro. Por isso, o convoquei para a Copa do Mundo de 2006. Três anos depois eu o comandei no Fluminense. A convocação para a Copa do Mundo de 2014 foi a coroação de tudo aquilo que fez enquanto jogador do Fluminense. Foi um dos grandes camisas 9 que tive o prazer de comandar. Para mim, ele ainda é um dos melhores centroavantes do futebol brasileiro”.

PUBLICIDADE

Cuca

“O Fred foi um dos jogadores mais importantes naquela arrancada que livrou o Fluminense do rebaixamento do Campeonato Brasileiro de 2009. Ele entrou em campo várias vezes no sacrifício. Por muitas vezes, o Fred se viajou sem ter condições de jogo e na hora do vamos ver pedia para entrar em campo para não deixar o grupo na mão. Não é à toa que se tornou ídolo do Fluminense. Espero que ele tenha muito sucesso neste retorno ao clube”.

LEIA MAIS: