Home Futebol Bancário, ex-presidente Tricolor e Governador de SP: quem era Laudo Natel

Bancário, ex-presidente Tricolor e Governador de SP: quem era Laudo Natel

Lauto Natel chegou ao São Paulo em 1951 e transformou o clube em um dos maiores do país com medidas e projetos históricos como o Morumbi

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Falar da história do São Paulo sem mencionar Laudo Natel é impossível. Um dos principais personagens do clube, faleceu nesta terça-feira aos 99 anos e será eternamente lembrado como responsável pelos projetos históricos como trabalhar para a idealização do estádio do Morumbi.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Laudo Natel nasceu em São Manoel, interior de São Paulo, em 14 de setembro de 1920. De origem humilde, o jovem Natel morava longe de sua escola e tinha que caminhar por 8 km para estudar. No entanto, todo esforço valeu a pena e o interior era pequeno demais para o jovem adulto.

Em 1951, Laudo Natel se mudou para capital para trabalhar como bancário e passou a conhecer melhor um clube que já chamava a sua atenção. Como já era sócio, Natel conheceu alguns diretores do São Paulo como o presidente Cícero Pompeu de Toledo e Luís Campos Aranha. A amizade e os projetos apresentados provaram que um laço profissional seria benéfico para ambos os lados. E foi assim que Laudo Natel iniciou sua carreira no Tricolor como tesoureiro que hoje seria equivalente ao diretor de finanças.

PUBLICIDADE

No segundo ano de administração, alguns projetos importante de Laudo Natel foram colocados em prática. O São Paulo foi o primeiro clube a divulgar seu balanço financeiro ao público geral em uma época em que não era obrigatório e logo em seguida a idealização do Morumbi. Com a transparência para aos torcedores e mídia, o Tricolor passou a ser bem visto como um clube que prezava por ser aberto e que não tinha nada a esconder. O projeto ambicioso de criar o estádio próprio serviu para mostrar que o clube queria ser ainda maior do que já era na época.

O destaque na administração são paulina levou Laudo Natel ao cargo de presidente do Tricolor em 1958 permanecendo até 1971. A saída do clube fez com que Laudo Natel se aventurasse no campo da política e foi Governador de São Paulo por duas oportunidades. A importância de Natel no clube foi tamanha que em poucos anos o ex-presidente virou Patrono pelos serviços prestados e viu seu nome ser colocado no Centro de Formação de Atletas em Cotia.

LEIA MAIS:

São Paulo de 1992 e 1993 mudou percepção de brasileiros com a Libertadores

PUBLICIDADE

São Paulo informa a morte de Laudo Natel, ex-presidente do clube

Muricy Ramalho afirma que Igor Gomes não ficará muito no São Paulo e opina sobre Pedrinho: “É uma interrogação”