Home Bundesliga pode ser exemplo para retorno de outras competições

Bundesliga pode ser exemplo para retorno de outras competições

Com o retorno da 26ª rodada da Bundesliga, Campeonato Alemão caminha para encerramento da temporada no campo, mas sem presença da torcida

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

A volta do futebol na Alemanha foi o primeiro passo para a retomada do esporte nacional e mundial. Apesar de continuar realizando os protocolos de segurança, a Bundesliga concluiu com êxito a 26ª rodada do campeonato nacional e agora servirá como um espelho para outras ligas.

PUBLICIDADE

Em uma videoconferência com jornalistas da América Latina o CEO da Bundesliga, Robert Klein, afirmou que a volta do Campeonato Alemão pode ser uma porta para a retomada dos outros esportes. Aberto a mostrar os planos para o retorno, Klein deixou claro que cada país apresenta uma situação diferente e que é necessário ponderar algumas medidas que funcionaram na Alemanha.

Faça parte da melhor carteira virtual do mundo das apostas! Conheça a VCreditos

“Nós queríamos ser transparentes em nosso processo, e poder compartilhar nossa experiência com todas as ligas do mundo, não só de futebol. Tivemos muitos contatos, ao longo da semana, muitos dizendo que estavam felizes que o esporte está de volta. Trocamos experiências com eles, entendendo que cada liga e cada país está em um processo diferente e em um estágio diferente da Covid-19, mas nós estamos prontos para ajudar”, disse Klein.

PUBLICIDADE

Com a situação mais tranquila em relação ao avanço do coronavírus, a Alemanha optou pelo o início de uma flexibilização do isolamento social. O país junto com a administração da Bundesliga entenderam que o esporte poderia voltar, mas com restrições e que o encerramento da temporada não seria garantido. Com portões fechados e uma data confirmada, clubes voltaram aos campos com jogadores utilizando máscaras no reconhecimento do gramado e os reservas e comissão técnica se protegendo no banco de reservas.

As medidas de segurança funcionaram para a primeira rodada após 66 dias de paralisação e as próximas rodadas estão confirmadas. No entanto, o crescimento de casos ainda ameaça o encerramento do ano dos clubes. É provável que caso a situação aumente ou haja algum jogador infectado, o campeonato será paralisado novamente.

Situação de outros países

A maioria dos países na Europa apresentam uma queda no número de infectados e um indício de que uma retomada no esporte local seja feita. Inglaterra, Portugal e Espanha trabalham no retorno do futebol, mas a Premier League enfrenta resistência de clubes sobre algumas propostas como jogar em campos neutros. Por isso, a situação na Alemanha pode ser visto como um início e algumas medidas devem ser adotadas, mas cada liga deverá avaliar o que realmente irá funcionar e o que deve ser aprimorado para a situação local.

Em um momento que não é possível contar com a torcida é necessário pensar em algo fora da normalidade para manter o torcedor próximo. Uma das medidas que pode ser adotada é a utilização de fotos de torcedores nas arquibancadas. A ideia partiu do Borussia Monchengladbach que cobrou uma pequena taxa para torcedores que desejam expor seu rosto no estádio como uma forma de estar próximo dos jogadores. Segundo Klein, o valor arrecado seria voltado para auxiliar em entidades de caridade locais e para o pagamento da produção das fotos.

PUBLICIDADE

“O Borussia deu um grande exemplo, mas a iniciativa não é para ter lucro, e sim para levantar fundos para projetos locais de caridade. Parte do dinheiro será doado, e o restante pagará o custo de produção das fotos. Todos os clubes estão pensando em iniciativas ligadas às suas comunidades, mas não visando lucro”, afirmou.

LEIA MAIS

MIBR e FURIA representam o Brasil na DreamHack Masters Spring NA

PUBLICIDADE

Campeonato Alemão: confira quais são os maiores clássicos no país

De prodígio ao estrelato na Inglaterra: a carreira de Tevez depois do Corinthians