Home Campeonato Alemão: confira quais são os maiores clássicos no país

Campeonato Alemão: confira quais são os maiores clássicos no país

Certame nacional será retomado a partir deste fim de semana após mais de dois meses de paralisação

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

O futebol alemão será o primeiro a ser reiniciado na Europa mesmo com o continente registrando casos do novo coronavírus. A partir deste sábado, o Campeonato Alemão voltará a ter bola rolando e com a missão de complementar as noves rodadas restantes, definindo assim mais um campeão nacional.

PUBLICIDADE

Quer apostar em esportes de maneira segura? Abra sua conta na VCreditos

E para esquentar de vez o regresso, o certame terá coincidentemente sua 26ª rodada e primeira na reabertura, o chamado “Clássico-Mãe”, entre Borussia Dortmund x Schalke 04, também conhecido como o “Clássico do Vale do Ruhr”, classificado como um embate de maior rivalidade do futebol mundial. Neste clima de volta do Campeonato Alemão, o Torcedores.com listou os cinco maiores duelos de rivalidade do futebol alemão.

Clássico do Vale do Ruhr: Borussia Dortmund e Schalke 04

A primeira edição da “mãe de todos os clássicos”, ocorreu em maio de 1925. Naquela oportunidade, o Schalke 04 levou a melhor vencendo pelo placar de 4 a 2. Contudo, no retrospecto do duelo os aurinegros levam uma ligeira vantagem: 33 a 32 no número de vitórias. Um dos duelo mais emblemáticos na história do clássico entre aurinegros e Azuis Reais se deu em 2017, quando o Schalke conseguiu buscar um empate após sair perdendo de 4 a 0.

PUBLICIDADE

Dérbi da Baviera: Bayern de Munique e Augsburg

O clássico entre Bayern e Augsburg é um dos mais “caçulas” na elite do futebol alemão. Isto porque, os confrontos entre os dois passaram a se intensificar apenas em 2011, quando o centenário clube enfim conseguiu alcançar a primeira divisão do Campeonato Alemão.

Situados na mesma região da Alemanha, as equipes computam neste período 16 confrontos. Desdes o Bayern faturou 13 vitórias e foi derrotado apenas duas vezes. Quem costuma brilhar no dérbi é o atacante Lewandowski. O camisa 9 acumula 11 tentos anotados no rival.

DER Klassiker: Bayern de Munique e Borussia Dortmund

O embate entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund é tido como um dos mais renomados e conhecidos do futebol alemão e também do cenário europeu. Engana-se quem pensa que a rivalidade da dupla é recente por conta das disputas acirradas pela Bundesliga nas últimas décadas. O primeiro clássico entre os clubes foi datado em 1965, quando os aurinegros faturaram a vitória por 2 a 0. No retrospecto do duelo, em 109 jogos disputados, o time de Munique leva a melhor com 49 vitórias contra 30 do arquirrival. Além da rivalidade em território nacional, os rivais já mediram forças por torneios europeus.

Dérbi do Reno: Colônia e Borussia Mönchengladbach

Este confronto também é um dos mais antigos do Campeonato Alemão. O primeiro embate entre os rivais se deu em 1962. Desde então são 89 jogos disputados, com uma superioridade do Mönchengladbach, que triunfou em 49 oportunidades, contra apenas 24 do Colônia, além de 16 empates.

PUBLICIDADE

Norddérbi: Hamburgo e Werder Bremen

Hamburgo e Werden Bremen ostenta o fato de ser o confronto mais disputado na história do Campeonato Alemão. Inaugurado em 1927, o dérbi computa 108 confrontos, com 39 vitórias do Bremen, 34 do Hamburgo e 35 empates. O equilíbrio foi algo que sempre prevaleceu no embate dos rivais. Antes do Bayern ser detentor de toda a supremacia no país, as duas equipes eram consideradas as duas maiores potências do futebol alemão.

LEIA MAIS: