Home Hegemonia e presença de poucos brasileiros: conheça o campeonato coreano de futebol

Hegemonia e presença de poucos brasileiros: conheça o campeonato coreano de futebol

Com o mundo vivendo uma pandemia, o campeonato coreano ganhou notoriedade por ter sido um dos primeiros a voltar a ter jogos disputados

Gabriel Girardon
Colaborador do Torcedores.com.

Neste sábado (16), o Campeonato Alemão (ou Bundesliga) volta a ser disputado após paralisação por conta da pandemia de coronavírus. Porém, uma semana antes, o futebol já havia sido retomado na Coreia do Sul. O Campeonato Coreano, ou K League, teve a temporada 2020 iniciada no dia 8 de maio.

PUBLICIDADE

Faça parte da melhor carteira virtual do mundo das apostas! Conheça a VCreditos

A competição é composta por 12 clubes. Em geral, a fórmula de disputa é todos contra todos em três turnos. Após isso, os seis primeiros colocados jogam o playoff do título, enquanto os seis últimos competem pelo playoff do rebaixamento. Isso em apenas um turno, disputando mais cinco partidas.

No entanto, a atual temporada do campeonato coreano será um pouco diferente. Por conta do atraso no início do torneio, devido ao coronavírus, apenas dois turnos serão disputados, e não mais três. No momento, é claro, todas as partidas acontecem sem a presença de público nos estádios.

Hegemonia e poucos brazucas

Quando se trata de títulos nacionais, dois clubes são os principais campeões. Com sete conquistas, Seongnam FC e Jeonbuk Hyundai Motors são que mais venceram o campeonato coreano. Esse último, porém, construiu uma hegemonia, conquistando cinco taças nos últimos seis anos. Apenas em 2016 não terminou em primeiro, ficando com o vice – o FC Seoul foi o campeão. Por isso, o Jeonbuk é o time a ser batido no país.

PUBLICIDADE

Sobre a presença de brasileiros, a Coreia do Sul não é o maior destino na Ásia. Grande parte está concentrada em Japão e China, sem falar do Oriente Médio. Ainda assim, alguns brazucas se aventuram no campeonato coreano. São 10 jogadores espalhados em seis das 12 equipes da K League 1.

LEIA TAMBÉM
O que você precisa saber sobre o possível retorno da Premier League