Home Futebol Com Luigi Riva, Roberto Baggio e Alessandro Del Piero, conheça os maiores artilheiros da Seleção Italiana

Com Luigi Riva, Roberto Baggio e Alessandro Del Piero, conheça os maiores artilheiros da Seleção Italiana

O Torcedores.com fez o levantamento dos dez maiores artilheiros da Seleção Italiana

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Uma Seleção como a Italiana, com quatro conquistas Mundiais, vários títulos em todas categorias do futebol, só poderia ter uma seleta lista de artilheiros. Marcar um gol com a camisa Azzurra é o sonho de qualquer jogador. Ser, antes de mais nada, um dos maiores artilheiros de seu país é algo de outro mundo.

PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

A lista apresenta lendas do futebol como Luigi Riva, Roberto Baggio, Alessandro Del Piero, Alessandro Altobelli, além de Christian Vieri. Por outro lado, ídolos como Francesco Totti, Giorgio Chinaglia, Luca Toni, Mario Balotelli, Paolo Rossi e Salvatore Schillaci, sequer figuram entre os 10 maiores artilheiros da Seleção Italiana.

O levantamento do maiores artilheiros da Seleção Italiana é diferente dos dados levados em consideração pela Federação Italiana de Futebol. O critério utilizado pela entidade, antes de mais nada, leva em conta somente as partidas das seleções contra outras seleções. Por outro lado, os italianos contabilizam os gols que foram marcados em jogos contra combinados e clubes.

PUBLICIDADE

Um outro dado curioso na lista é que não há um jogador em atividade entre os 10 maiores artilheiros da Seleção Italiana. Afinal, Federico Chiesa, Ciro Immobile, Lorenzo Insigne, Stephan El Shaarawy e Andrea Belotti, atuais atacantes do time comandado por Roberto Mancini, sequer conseguiram ultrapassar a marca de 10 gols pela Azzurra.

Confira, abaixo, quais são os maiores artilheiros da história da Seleção Italiana relacionados pelo Torcedores.com. O levantamento do desempenho dos craques que já atuaram pela Azzura foi feito de acordo com informações da RSSSF (Rec.Sport.Socccer Statistics Foundation).

Francesco Graziani

Ele defendeu a Seleção Italiana entre 1975 e 1983. O atacante, nesse ínterim, conquistou a Copa do Mundo de 1982. Além disso, o ex-jogador de Torino, Fiorentina e Roma, marcou 23 gols em 64 partidas pela Azzurra.

Christian Vieri

Ao lado de Paolo Rossi e Roberto Baggio, é o maior artilheiro da Seleção Italiana na Copa do Mundo. Com nove gols marcados, ele disputou três Mundiais pela Azzurra: 1998, 2002 e 2006. O ex-atacante de Milan e Internazionle, marcou 23 gols em 49 partidas atuando pelo seu país.

PUBLICIDADE

Alessandro Altobelli

O atacante disputou as Copas do Mundo de 1982 e 1986. Ele, inclusive, venceu o Mundial disputado na Espanha. Pela Azzurra, marcou 25 gols em 61 gols. Artilheiro nato, Altobelli também desfilou sua categoria ao defender o país na Copa do Mundo de Futebol de Areia, em 1995 e 1996.

Filippo Inzaghi

É considerado um dos maiores atacantes da história do futebol italiano. Ele conquistou a Copa do Mundo de 2006. Ex-jogador de Juventus e Milan, “Pipo” marcou 25 gols em 57 partidas pela Seleção Italiana.

Adolfo Baloncieri

De acordo com a imprensa italiana, Baloncieri é um dos maiores jogadores italianos do período pós-guerra. Ele atuou pela Itália entre 1920 e 1930. O atacante, nesse ínterim, venceu a medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de Amsterdam, em 1928. Além disso, marcou 25 gols em 47 partidas com a camisa Azzurra.

Alessandro Del Piero

Considerado um dos maiores cobradores de falta do futebol mundial, Del Piero defendeu a Juventus por 19 anos. Foi artilheiro da Itália em todas as categorias da base ao profissional. Ele, nesse ínterim, disputou 91 partidas, fez 27 gols e conquistou a Copa do Mundo de 2006.

PUBLICIDADE

Roberto Baggio

Ficou marcado mundialmente pelo pênalti desperdiçado na final contra o Brasil, que culminou na conquista do quarto título mundial brasileiro, na Copa do Mundo de 1994. Apesar disso, não teve a sua idolatria abalada junto ao torcedor italiano. Pela Seleção, marcou 27 gols em 56 partidas.

Silvio Piola

Foi destaque da Itália na conquista da Copa do Mundo de 1938. Além disso, o atacante detem o recorde de maior artilheiro do Campeonato Italiano. Foram 274 gols marcados em 537 partidas entre 1929 e 1954. Pela Seleção, marcou 30 gols em 34 jogos.

Giussepe Meazza

Para alguns especialistas, Giuseppe Meazza é o maior jogador italiano de todos os tempos. Bicampeão Mundial com a Itália em 1934 e 1938, o atacante é ídolo na Juventus, Internazionale e Milan. Pela Seleção Italiana, Meazza marcou 33 gols em 53 jogos.

Luigi Riva

“Gigi” conquistou a Eurocopa de 1968. Além disso, ele defendeu a Itália nas Copas do Mundo de 1970 e 1974. O ex-atacante do Cagliari atuou por seis anos com a camisa Azzurra. Pela Seleção Italiana, Riva marou 35 gols em 42 partidas.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: