Home Futebol Van Persie? Bergkamp? Robben? Cruyff? Saiba quem é o maior artilheiro da história da Seleção Holandesa

Van Persie? Bergkamp? Robben? Cruyff? Saiba quem é o maior artilheiro da história da Seleção Holandesa

O Torcrdores.com fez o levantamento dos dez maiores artilheiros da Seleção Holandesa

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A Seleção Holandesa sempre foi uma grande vitrine de craques e goleadores. A campeã europeia de 1988 conta uma série de jogadores icônicos que vestiram a camisa laranja. Craques, nesse ínterim, como Edwin van der Saar, Ruud Krol, Ronald Koeman, Frank de Boer, Frank Rijkaard, Johan Neeskens, Clarence Seedorf, entre outros brilharam ao longo dos anos.

PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Porém, é claro que os atacantes se tornaram protagonistas, porque normalmente, são os que mais fazem gols. A Holanda, antes de mais nada, conta com vários dos melhores do mundo. Na lista dos maiores artilheiros com a camisa da seleção holandesa, há não há, porém, os nomes das lendas Marc Overmars, Marco van Basten, Rob Ressenbrink e Ruud Gullit.

Por outro lado, nomes míticos como Robin van Persie, Dennis Bergkamp, Arjen Robben e Johan Cruyff aparecem entre os 10 que mais balançaram as redes. Porém, o único em atividade é Klass-Jan Huntelaar, que atualmente é o camisa 9 do Ajax, mas não vem sendo convocado pelo técnico Ronald Koelman para a defender a Holanda

PUBLICIDADE

Confira, abaixo, quais são os maiores artilheiros da história da Seleção Holandesa relacionados pelo Torcedores.com, considerando apenas partidas oficiais – incluindo competições, torneios e amistosos que não tenham sido contra combinados.

Wesley Sneijder

Protagonista da Seleção Holandesa finalista da Copa do Mundo de 2010, fez 31 gols em 133 partidas oficiais. O ex-jogador de Ajax, Real Madrid e Internazionale pendurou as chuteiras após defender o Al-Gharafa, dos Emirados Árabes, em 2019.

Johan Cruyff

“El Flaco”, como era chamado pela imprensa espanhola, marou 33 gols em 48 jogos pela Seleção Holandesa. O ex-meia-atacante de Ajax, Barcelona e Feynoord é considerado o segundo maior jogador europeu do século XX. De acordo com a Fifa, o holandês é o segundo maior jogador do mundo atrás apenas de Pelé.

Abe Lenstra

O atacante também mostrou a sua veia goleadora com a camisa da Holanda. Ao todo, foram 33 gols em 47 jogos oficiais entre 1940 e 1959. De acordo com a Real Federação Holandesa de Futebol, Lenstra marcou 523 gols pelo Heerenveen.

PUBLICIDADE

Ruud van Nistelrooy

Era considerado um ótimo finalizador, exímio cobrador de pênaltis e possuía uma boa visão de jogo. Além disso, ele marcou mais de 400 gols em toda sua carreira. Nistelrooy, nesse ínterim, fez 35 gols em 70 jogos.

Faas Wilkes

Assim como Nistelrooy, o atacante também soma 35 gols pela Seleção Holandesa. Porém, Wilkes alcançou o feito em 38 jogos entre 1946 e 1961. O lendário camisa 9, atuou também pela Internazionale, Torino e Valência.

Arjen Robben

Pela Seleção Holandesa, Robben disputou as Copas do Mundo de 2006, 2010 e 2014. Em quase duas décadas defendendo o país, o craque marcou 37 gols em 96 jogos. Após se despedir do futebol, o ponta-direita, com passagens por Bayern de Munique e Real Madrid, foi sondado recentemente pelo Botafogo. Apesar de ter demonstrado gratidão com o interesse alvinegro, o jogador não faz planos para retornar aos gramados.

Dennis Bergkamp

Dono de uma técnica apuradíssima, o “Homem de Gelo” é considerado pela Fifa um dos 100 maiores atacantes do mundo. Pela Seleção Holandesa, Bergkamp disputou 79 jogos e marcou 37 gols. Ao longo da carreira, ele atuou por Ajax, Internazionale e Arsenal.

PUBLICIDADE

Patrick Kluivert

Legítimo camisa 9, Kluivert era dono de um excelente cabeceio e preciso nas finalizações. O “Pantera”, marcou 40 gols em 79 jogos. O ex-atacante brilhou no futebol espanhol entre 1998 e 2004. Pelo Barcelona, ele marcou 122 gols, sendo 90 deles na La Liga.

Klaas-Jan Huntelaar

Aos 36 anos, Huntelaar é o atual camisa 9 do Ajax. Ele também acumula passagens por Real Madrid, Milan e Schalke 04. É o segundo maior artilheiro da história da Seleção Holandesa com 42 gols em 76 jogos.

Robin van Persie

Revelado pelo Feyenoord, van Persie construiu sólida carreira na Premier League entre 2004 e 2015. Ele, nesse ínterim, se tornou ídolo no Arsenal e Manchester United. O atacante é o maior artilheiro da Seleção Holandesa com 50 gols marcados em 102 jogos.

LEIA MAIS: