Confira quais são as principais regras do basquete
Esporte debutou nos Jogos Olímpicos em 1936 e tem os EUA como uma das principais referências
Divulgação - Lakers
Figurando no top-10 entre os esportes mais praticado no mundo, o basquete tem uma vasta história e sofreu várias mudanças em sua regras até chegar no formato que vigora atualmente. Tendo suas origens em um jogo inventado pelo professor canadense James Naismith, em 1891, o esporte se popularizou nos quatro cantos do planeta.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
No Brasil, o basquete desembarcou em 1986, e desde brigou para se firmar como uma segunda força, atrás do futebol, paixão nacional indiscutível. Listamos abaixo algumas das principais regras e características de jogo da modalidade,
Uma quadra oficial do esporte deve medir 28 metros de cumprimento por 15 metros de largura. Diferente de outras modalidades, as linhas que delimitam a quadra são consideradas como parte fora do jogo. A partida se divide em 4 quartos compostos por 10 minutos cada. Há cada intervalo de 15 minutos entre os dois primeiros e dois últimos quartos. Se um jogo terminar empatado, há a disputa da prorrogação de cinco minutos até que ocorra o desempate no estourar do tempo.
No drible, o jogador só pode dar um passo por quique da bola, quando o jogador toca com as duas mãos na bola simultaneamente caracteriza o fim do drible. Caso o atleta movimente os dois pés estando com a posse da bola, a infração é marcada – conhecida popularmente como “andar”. Se o jogador tocar com duas mãos na bola e voltar a quicá-la também é assinalada a infração – dois dribles.
Com a posse de bola, cada equipe tem 24 segundos para executar o arremesso na cesta do oponente, deste total de tempo, apenas oito segundos podem ser executados no campo defensivo. Se descumprido, a posse de bola passa para o time adversário.
Após cruzar o meio da quadra com a posse de bola, o time não pode retornar à defesa.
FALTAS
No basquete existem vários tipos de falta:
Pessoais – contato ilegal entre os atletas
Técnicas – comportamento inadequado, atrapalhando a jogada do oponente sem contato físico
Antidesportivas – assinaladas quando há o contato de forma alheia aos padrões do esporte
Desqualificantes – em caso de violência de um atleta ou confusão mais generalizada
Cada jogador pode cometer até cinco faltas pessoais durante um jogo de basquete. Caso exceda essa quantidade, o jogador é prontamente excluído do jogo. Em cada quarto, cada time só pode comete até cinco faltas (seja coletivas ou faltas de equipe). A partir da quinta coletiva, o time que sofrer a falta tem direito a dois lances livres.
Durante a partida, cada jogador possui um limite de 5 faltas pessoais. Após o cometimento da quinta falta, o jogador deve ser excluído da partida.
Cada equipe também possui um limite de 5 faltas (faltas coletivas/faltas de equipe) por quarto de jogo. A partir da quinta falta coletiva em diante, a equipe que sofre a falta tem direito à execução de dois lances livres.
Durante um jogo, o treinador pode fazer inúmeras substituições em qualquer momento, desde que seja executada dentro da área limitada.


