Home Vôlei Confira quais são os principais campeonatos de vôlei do mundo

Confira quais são os principais campeonatos de vôlei do mundo

Um dos principais esportes do mundo, Vôlei tem competições com um alto nível de disputa entre equipes e seleções e Brasil como um dos grandes da modalidade

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano
PUBLICIDADE

O vôlei ganha adeptos ao redor do mundo pelo alto nível de competitividade do esporte. A modalidade que existe desde os tempos da Grécia Antiga evoluiu ao longo dos anos e trouxe modernidades que transformaram e popularizaram o esporte. Diversos países possuem o vôlei como a principal competição nacional e que fornecem atletas fortes para as seleções.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

O Brasil é um dos lugares nos quais o campeonato nacional é muito forte e fornece muitos jogadores para a seleção. A Superliga é um dos marcos do esporte nacional e além de revelar novos talentos ainda abriga jogadores experientes que voltam ao país e expoentes estrangeiros que se destacam nos times brasileiros.

Confira quais são os principais campeonatos de vôlei do mundo

Campeonato Mundial

PUBLICIDADE

O Campeonato Mundial de Vôlei acontece a cada quatro anos e é o principal torneio do mundo. Fundado em 1949, a competição passou por inúmeras mudanças até passar a comportar 24 seleções desde 2002. No atual formato, a liga é composta pelas maiores equipes nacionais e o Brasil é o segundo maior campeão com 3 títulos no masculino. Apesar de toda a história feminina, as mulheres brasileiras ainda não conquistaram o troféu.

Copa do Mundo

A Copa do Mundo de Vôlei funciona como uma eliminatória para definir quais seleções irão para a próxima Olimpíadas. Também a cada quatro anos, a competição é disputada desde 1965 para os homens e desde 1973 para as mulheres. Com o objetivo diferente do Campeonato Mundial, a competição passou a ter uma sede única a partir de 1977 que é o Japão. O Brasil também é o segundo maior vencedor com 3 títulos na modalidade masculina enquanto ainda busca a sua primeira conquista no feminino.

Liga das Nações

PUBLICIDADE

Disputada anualmente, a Liga das Nações surgiu em 2018 como uma forma de trazer uma maior competitividade nos confrontos entre seleções. Para as seleções masculinas, o campeonato foi adicionado no calendário enquanto no feminino o torneio substitui o Grand Prix. Em duas edições o Brasil fez boas campanhas, mas acabou sendo derrotado em ambas as vezes pelos Estados Unidos. A Seleção Feminina, no entanto, também ficou com o quarto lugar em 2018, mas em 2019 alcançou a final e foi superada pela equipe norte-americana.

Liga Italiana de Voleibol

Em competições que abrangem times nacionais, a Liga Italiana é uma das principais do mundo. Fundada em 1946, a competição alcançou um nível muito forte de popularidade pela alta dificuldade e equilíbrio apresentado nas partidas. Não é por acaso que o país é um dos principais campeonatos de vôlei que abrigam jogadores brasileiros. Atualmente, são 14 equipes que disputam jogos de ida e volta contra todos os adversários e oito melhores garantindo vaga na próxima fase. A segunda e última etapa é no formato mata-mata em quartas, semi e final.

Superliga do Brasil

PUBLICIDADE

O berço do vôlei nacional é a Superliga que existe desde 1962 e é composta pelas maiores equipes nacionais. Desde o início da competição muitos formatos foram adotados e que traziam confusão pelas frequentes mudanças. Com isso, a Confederação Brasileira de Vôlei optou por padronizar e em 2010 instaurou um sistema que funciona até hoje. São 12 equipes na elite da competição que disputam jogos de ida e volta na fase classificatória. A partir das quartas de finais os jogos são disputados no sistema de séries com as quartas sendo decididas em três jogos, as semifinais em cinco e a final em uma partida única.

Campeonato Russo de Voleibol

A Rússia tem muita tradição no vôlei mundial através das seleções e os clubes fortes. O país também possui uma das maiores ligas nacionais e que abriga até um time da Ucrânia e da Bielorrússia. O campeonato local cresceu de tal maneira que ganhou exibição internacional. Apesar da importância, a Rússia só teve um torneio da modalidade a partir de 1992 e que hoje conta com 16 equipes com o Zenit Kazan sendo o maior campeão com 10 conquistas nos últimos 12 anos.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Brasileiro foi criador do saque ‘sensação’ dos anos 80 no vôlei

Qual equipe é a maior campeã da Superliga Masculina de vôlei?

Recém promovido à Superliga, Itajaí não paga salários há mais de três meses, e faz jogadora da seleção rifar uniforme

PUBLICIDADE