Os games em geral costumam trazer emoção a quem está jogando. Mas será que essa adrenalina seria a mesma sem uma boa trilha sonora?
Como toda soundtrack que se preze, muitos jogos de jogos possuem músicas de bandas de rock alternativo. Um deles, em particular, sempre de revela bandas novas que passo a ouvir. Você deve estar pensando que estou falando de algum jogo que envolva música, mas não. Trata-se do FIFA, o mais popular game de futebol do mundo.
Saiba tudo sobre o universo dos Games no Torcedores.com
Nos últimos anos, as playlists presentes no jogo foram surpreendentemente boas e me revelaram algumas bandas que passei a ouvir com certa frequência e até indicar a amigos. Inclusive, boa parte dos grupos que têm musicas selecionadas para o game acabam se apresentando em festivais como o Lollapalooza em anos seguintes. Fica a dica.
Vou listar cinto músicas presentes em cinco edições diferentes do FIFA que me fizeram admirar ainda mais o jogo e as próprias bandas.
Youngblood Hawke – We Come Running (FIFA 13)
We Come Running, da banda Youngblood Hawke, marcou os amantes de FIFA na edição de 2013 do jogo. Quando os gamers aguardavam o início da partida, a música servia para aumentar a expectativa e a tensão.
Karol Conka – Boa Noite (FIFA 14)
https://www.youtube.com/watch?v=bS_dUx_7B34
Como estamos falando de futebol, era indispensável a presença de artistas brasileiros. No FIFA 14, os jogadores foram agraciados com canções de Marcelo D2 e Karol Conka. Em 2013, ano de lançamento do game, a rapper Karol Conka era uma das revelações da música e a música Boa Noite, do disco “Batuk Freak”, foi um dos hits da artista brasileira, que certamente ganhou novos fãs depois de fazer parte da trilha sonora do game da EA.
Vance Joy – Mess is Mine (FIFA 15)
Na edição de 2015 do game, a música Mess is Mine, do Vance Joy me chamou atenção por achar que não combinava com o estilo do jogo. A princípio foi um impacto negativo, mas decidi ouvi-la depois e não me arrependi.
Baiana System – Playsom (FIFA 16)
Em 2016 tivemos a aparição da banda brasileira sensação: Baiana System. Misturando o axé baiano, reggae, cumbia, afroxé e beats eletrônicos que têm conquistado não só o coração dos brasileiros, mas o mundo. No game, “Playsom” traz toda essa conexão Brasil-Kingston-Berlim para nossos ouvidos. Quem já pôde vê-los ao vivo nos conta que a energia da combinação destes ritmos é envolvente como a energia de uma escola de samba.
Two Door Cinema Club – Are We Ready? (FIFA 17)
Também presente no Lollapalooza de 2017, Two Door Cinema Club emplacou a música Are We Ready? no game. Como já conhecia a banda, foi mais legal ainda de descobrir mais canções boas deles através do meu game favorito.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Bônus: Blur e Gorillaz
Para quem pensa que as músicas alternativas começaram a fazer parte da trilha sonora da série da EA nos últimos anos, está completamente enganado. Na virada do século XX, a franquia de futebol que estava apanhava feio do Winning Eleven, decidiu investir em música pop para agradar o público e aproveitou o sucesso de um fanático por futebol: Damon Albarn, líder do Blur e do Gorillaz.
Nas edições de 1998 e 2002, a franquia teve na abertura dois sucessos das bandas do inglês: Song 2, do Blur e 19-2000, do Gorillaz, respectivamente. Curiosamente, a versão da música do Gorillaz foi um remix feito exclusivamente para o game.
Uma segunda curiosidade é que: até o desenvolvimento do game, em 2001, ninguém sabia quem eram os membros do grupo musical de animação, que até então só fazia shows virtuais. Será que os CEOs da EA sabiam do segredo de Albaran?
Portanto, se você curte games, vale a pena dar uma olhada nas trilhas sonoras presentes neles. Você pode se surpreender.
LEIA MAIS:
Código em Valorant pode sinalizar chegada de versão para PS4
Renan Bolsonaro é banido da Twitch após piada sobre o coronavírus
Análise: a nostalgia salva Streets of Rage 4 de uma morte súbita

