Home Futebol Conheça o campeonato tcheco de futebol, que retorna neste sábado

Conheça o campeonato tcheco de futebol, que retorna neste sábado

O futebol vai retornando em alguns países mundo afora; o campeonato tcheco é um deles

Gabriel Girardon
Colaborador do Torcedores.com.

Uma semana após o retorno do futebol na Alemanha, as competições estão voltando em outros países. Neste sábado (23), o campeonato tcheco retoma sua disputa. A partida entre Teplice e Slovan Liberec fecha a 24ª rodada, que não pôde ser completada antes da pandemia de coronavírus. A partir de terça-feira, todas as equipes voltam a jogar.

O regulamento do campeonato tcheco é um pouco complexo. Com 16 times, é disputado em 30 partidas (turno e returno, todos contra todos) na “temporada regular”. Após isso, há uma segunda fase, denominada “grupo do campeonato”. Os seis primeiros colocados jogam mais cinco rodadas para definir o campeão e os classificados às competições europeias (quatro vagas).

PUBLICIDADE

Do sétimo ao décimo, há um playoff em jogos mata-mata. O vencedor disputa enfrenta o quinto colocado do “grupo do campeonato”, valendo uma vaga nas prévias da Liga Europa. Sobre o rebaixamento, também são jogadas mais cinco rodadas entre os seis piores da temporada regular. O último cai direto, enquanto penúltimo e antepenúltimo enfrentam o segundo e o terceiro da segunda divisão para definir quem disputará a elite no ano seguinte.

Quer ter vantagens exclusivas nas principais casas de apostas? Cadastre-se na VCreditos

O campeonato tcheco é disputado desde meados de 1993, após a desunificação da Tchecoslováquia no início daquele ano. Desde então, 26 temporadas foram disputadas, tendo o Sparta Praga como grande campeão. São 12 títulos até hoje. Porém, a equipe não levanta a taça desde 2014.

PUBLICIDADE

Mais do que isso, o rival Slavia Praga ganhou força nos últimos anos. São cinco títulos no total, sendo dois nas últimas três temporadas. Além das duas equipes da capital, outro clube se colocou entre os melhores do país. O Viktoria Plzen (time da cidade onde surgiu a cerveja Pilsen) conquistou seus cinco títulos nos últimos nove anos.

Na atual temporada, Slavia e Plzen são os principais postulantes ao título. Após 24 rodadas, o time de Praga lidera com 58 pontos, oito a mais que concorrente ao troféu. Maior campeão, o Sparta é apenas nono colocado.

Lembrando que, até o final da temporada regular, ainda restam seis rodadas e, após isso, mais cinco jogos para a definição do campeonato tcheco.

LEIA TAMBÉM
Hegemonia e presença de poucos brasileiros: conheça o campeonato coreano de futebol

PUBLICIDADE