Home Futebol Futebol brasileiro: 8 jogadores que se naturalizaram para defender seleções de menor expressão

Futebol brasileiro: 8 jogadores que se naturalizaram para defender seleções de menor expressão

Futebol do Brasil oferece jogadores para vários países ao redor do mundo

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

Profissional desde os anos 30, o futebol brasileiro é um seleiro de jogadores que encantaram torcedores ao redor do planeta ou buscaram espaço em outros centros do futebol mundial para se destacar.

Veja a seguir oito jogadores que iniciaram a carreira no futebol brasileiro, mas escolheram se naturalizar para defender seleções de menor expressão.

PUBLICIDADE

1- Marlos

Revelado pelo Coritiba, o meia-atacante ganhou mais projeção no futebol brasileiro, quando foi contratado pelo São Paulo, em 2009.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Nos dias atuais, Marlos é jogador do Shaktar Donestk. Desde 2011 no futebol da Ucrânia, ele se naturalizou ucraniano para defender o país europeu.

2- Júnior Moraes

Revelado pelo Santos, o atacante também defende a seleção ucraniana. Recentemente, ele enfrentou a seleção de Portugal, em jogo válido pelas eliminatórias da Eurocopa 2020.

3- Mário Fernandes

PUBLICIDADE

O lateral-direito iniciou a carreira no Grêmio e ficou pouco mais de três anos no futebol brasileiro, entre 2009 e 2012. Desde então é jogador do CSKA Moscou. Ele disputou a Copa do Mundo 2018 pela seleção da Rússia.

4- Guilherme Marinato

Revelado pelo Athlético Paranaense, o goleiro é profissional do jogador Lokomotiv desde 2007. Ele já representou a seleção da Rússia na Eurocopa 2016 e na Copa das Confederações 2017.

5- Ari

PUBLICIDADE

Natural de Fortaleza, o atacante está no futebol russo desde 2010 e acumula passagens por diferentes times: Spartak, Lokomotiv e FK Krasnodar. O jogador, entretanto, tenta se firmar na seleção da Rússia, país o qual também se naturalizou.

6- Roger Guerreiro

Aniversariante desta segunda-feira (25), o ex-jogador ficou entre 2005 e 2010 no futebol da Polônia. Ele disputou a Eurocopa 2008 pela seleção polonesa.

7- Eduardo da Silva

PUBLICIDADE

Eduardo da Silva é mais um exemplo de profissional que ficou pouco tempo no futebol brasileiro. Ainda no time sub-17 do Bangu, ele se transferiu para o futebol croata, onde representou o Dínamo Zagreb, entre 1999 e 2007.

Pela forte identificação com o país, o ex-jogador se naturalizou. Ele disputou a Copa do Mundo 2014 e a Eurocopa 2012 pela Croácia.

8- Alex Santos

Atualmente coordenador técnico do time sub-18 do Maringá, o ex-lateral disputou duas Copas do Mundo, duas Copas das Confederações e uma Copa da Ásia pela seleção do Japão.

PUBLICIDADE

Leia também:

Futebol brasileiro: veja 11 jogadores que se naturalizaram para defender outros países

Futebol brasileiro pode voltar em junho, mas com restrições, diz CBF

Luxemburgo cobra CBF para ouvir treinadores sobre volta do futebol brasileiro: “não temos voz”