Home Futebol Jornal inglês relembra racismo de Suarez: “Não me toque, eu não falo com negros”

Jornal inglês relembra racismo de Suarez: “Não me toque, eu não falo com negros”

Episódio  lamentável aconteceu com o jogador Patrice Evra, que defendia o Manchester United. Luis Suarez sofreu punições na época 

Raphaela Silva
Colaboradora do Torcedores.com.

Liverpool e Manchester United protagonizam uma das maiores rivalidades do mundo do futebol. Mas em meio a tantos jogos memoráveis, um ficou marcado por um episódio lamentável de racismo. No clássico, disputado pela Premier League na temporada 2011-2012, o atacante do Liverpool, Luis Suarez cometeu ato racista com o zagueiro do United, Patrice Evra, que ficou responsável por marcar o uruguaio durante o jogo.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJTMGVWdllJZiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

 

“Em espanhol, ele [Suarez] disse:’ Não me toque, eu não falo com negros ‘. Ele talvez não soubesse que eu falava espanhol e perguntei o que ele disse e ele disse:’ Sim, você está certo, eu não falo com negros ‘. O árbitro veio e perguntou o que estava acontecendo conosco. Eu disse a ele que Suarez abusou racialmente de mim e ele disse: “Ok, conversaremos depois do jogo”, relembra o jornal Daily Mail a fala do defensor francês sobre a cena.

PUBLICIDADE

A partida, que ocorreu no dia 15 de outubro de 2011, em Anfield, terminou empatada em 1-1. Steven Gerrard abriu o placar e Javier Hernandez empatou para os visitantes. O ato racista aconteceu no segundo tempo, aos 58 minutos.

Luis Suarez e Evra já estavam se estranhando em campo. O atacante do Liverpool chutou o joelho do zagueiro francês. O zagueiro continuou na cola de Suarez e começaram as discussões que levaram às infelizes palavras proferidas pelo atual jogador do Barcelona. Patrice Evra lembra que depois do ocorrido não conseguiu mais se concentrar no jogo.

“Lembro que durante esse jogo eu estava falando comigo mesmo dizendo: ‘Se você socá-lo agora, as pessoas o verão como ruim. As pessoas esquecerão o que ele disse’. Eu estava falando comigo mesmo: ‘Não faça … faça …Não faça’. Eu não estava focado no jogo”.

No dia seguinte, após o incidente  de racismo ser relatado, Suarez usou sua conta no Twitter para se defender das acusações: “Só posso dizer que sempre respeitei e respeito todos. Todos somos iguais. Vou ao campo com a ilusão máxima de uma criança que gosta do que faz, para não criar conflitos”, escreveu o atacante.

PUBLICIDADE

As punições à Luis Suarez

No dia 17 de novembro de 2011, um mês depois do clássico, a Associação de Futebol da Inglaterra acusou Luis Suarez de racismo contra o zagueiro Patrice Evra. Pouco mais de um mês depois, no dia 20 de dezembro, a FA aplicou uma punição ao jogador: Oito jogos de suspensão e uma multa de 40 mil libras, depois de ser considerado culpado por agredir racialmente o francês.

O reencontro entre Suarez e Evra

Dois meses depois Manchester United e Liverpool se enfrentaram no Old Trafford. No cumprimento dos jogadores, Luis Suarez não estendeu a mão para Patrice Evra. O francês puxou o braço do uruguaio, que o ignorou mesmo assim. O outro zagueiro do United, Rio Ferdinand, se recusou a cumprimentar o atacante do Liverpool.

A partida terminou com vitória dos donos da casa por 2-1. Wayne Rooney marcou os dois gols no United e Evra comemorou com uma volta de honra, incitando Suarez, que optou por ignorar as provocações.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Fábio dispara contra a Seleção: “Muitas vezes, treinador levou nomes pela amizade e não por merecimento”

Efeito Sampaoli? Ricardo Oliveira, Di Santo e mais quatro jogadores estão fora dos planos do Atlético Mineiro

PUBLICIDADE