Home Extracampo Kareem Abdul-Jabbar critica Trump e fala de racismo nos EUA: “É como a poeira no ar”

Kareem Abdul-Jabbar critica Trump e fala de racismo nos EUA: “É como a poeira no ar”

Na esteira da execução de George Floyd, Kareem Abdul-Jabbar falou que “racismo nos EUA é como poeira” e falou do presidente norte-americano

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

Os protestos nos Estados Unidos seguem a todo vapor. Morto na última segunda-feira (25), George Floyd causou comoção de muitos no país. Um deles foi Lew Alcindor, popularmente conhecido como Kareem Abdul-Jabbar. O pivô da National Basketball League (NBA) escreveu uma coluna no jornal Los Angeles Times para falar sobre o sentimento dos afroamericanos.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

PUBLICIDADE

A coluna de Kareem Abdul-Jabbar busca metáforas para falar sobre os negros do país. “Protestos, com frequência, são aproveitados por alguns para tirarem vantagem, como quando torcedores comemoram o título de um time da cidade queimando carros ou destruindo a fachada de lojas. Não quero ver lojas saqueadas ou mesmo prédios pegando fogo. Mas afro-americanos vivem em um prédio em chamas há muitos anos, sufocados pela fumaça assim que o fogo queima mais e mais próximo. Racismo nos Estados Unidos é como a poeira no ar. Parece invisível – mesmo que você seja sufocado por isso – até você deixar a luz do sol entrar. Então, você enxerga que está em todo lugar. Enquanto estivermos deixando esta luz entrar, temos chance de limpar isso onde ele está. Mas temos que seguir vigilantes, porque ela estará sempre pelo ar”, desabafou.

Donald Trump

Em outro momento, Kareem Abdul-Jabbar critica o presidente norte-americano, Donald Trump. “O que vocês deveriam ver quando vêem manifestantes pretos na era de Trump e coronavírus são pessoas levadas ao limite, não porque querem bares e manicures abertos, mas porque querem viver. Respirar”, finalizou.

PUBLICIDADE

George Floyd, negro, foi asfixiado por nove minutos pelo joelho de um policial em Minneapolis, nos Estados Unidos. Kareem Abdul-Jabbar e outros tantos se solidarizaram com ele e com a causa negra no país.

LEIA MAIS
Equipe da NBA vê novo filme da saga Star Wars em shopping que era alvo de tiroteio
Terra plana: conheça as estrelas da NBA que acreditam na teoria
Craque do Golden State Warriors faz cirurgia e volta à NBA apenas em 2020, afirma empresário do jogador