Home Futebol Na grama e 11 jogadores: o início do Handebol até os dias atuais

Na grama e 11 jogadores: o início do Handebol até os dias atuais

Criado em 1919, handebol era como um “futebol com as mãos” no início e 15 anos depois ganhou chancela para ser disputado em Jogos Olímpicos

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Um dos principais esportes praticados no mundo é o handebol. O esporte em que o objetivo é fazer gols com as mãos foi criado na Alemanha em 1919 pelo professor alemão Karl Schelenz e mais de 100 anos depois ganha adeptos em todo o mundo.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

No início, o handebol era praticado de uma forma muito diferente de como conhecemos. Em um campo com 11 jogadores de cada lado, o esporte era quase um futebol com as mãos, mas com um gol bem menor em relação ao esporte mais popular do mundo. Com o esporte ganhando popularidade na Alemanha, regras foram criadas pela Federação de Ginástica do país e em pouco tempo conseguiu levar a modalidade para países vizinhos como Suíça e Austria.

Com o avanço dos anos e a formação de equipes amadoras do esportes, o primeiro encontro internacional foi realizado entre Alemanha e Austria em 1925. Apesar de terem criado o esporte, os germânicos não conseguiram vencer os rivais e acabaram derrotados por 6 a 3. O esporte ganhava cada vez mais adeptos e países mais distantes da Europa começavam a se interessar com o que era praticado. Estados Unidos, França e Itália já possuíam conhecimento do que acontecia e desejavam formar jogadores da modalidade.

PUBLICIDADE

A popularização na Escola de Educação Física de Berlim chegou até a organização dos Jogos Olímpicos que se interessaram pelo esporte e decidiram incluir o handebol já nas Olimpíadas de 1936. Na Alemanha, seis países estavam em busca da medalha de ouro, mas os donos da casa levaram a melhor ao devolver a vitória contra a Austria por 10 a 6.

A prática de handebol era cada vez maior e em 1946 o país ganhou uma federação internacional que ficaria responsável por popularizar o esporte e criar regras que melhorassem o nível. Um dos métodos adotados e que existem até hoje é saída da grama para o salão. Com a necessidade de uma proteção, vestimentas adequadas e algumas limitações necessárias, o handebol deixou de ser o esporte “parecido” com o futebol para ganhar uma identidade nova.

Atualmente, o handebol é disputado em dois tempos de 30 minutos com sete jogadores de cada lado (seis na linha e um no gol). Dentro das especificações claras, há regras para suspensão temporária, perda de posse de bola em caso de falta de ofensividade, desqualificação e tiro de sete metros.

Principais equipes de handebol feminino e masculino

Os principais países que disputam a modalidade no mundo são Alemanha, Holanda, Sérvia, Rússia, Espanha e Hungria. O Brasil é o 13º no ranking da IFH (International Federation of Handball) e o país já foi campeão feminino do Mundial de 2013 ao bater as sérvias que jogavam em casa por 22 a 20. A Rússia é a principal campeã de mundiais com quatro conquistas, seguida de Noruega, União Soviética e Alemanha Oriental com três conquistas cada. Na versão masculina do esporte, a França domina com seis títulos e acompanha de longe outros países como Suécia e Romênia com 4 títulos cada e a Alemanha com três conquistas.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

FIVB cancela edição da Liga das Nações em 2020

Fundação de Roger Federer doa um milhão de dólares para crianças na África

PUBLICIDADE

Mundial de Natação é adiado de 2021 para 2022