Home Futebol Por que o holandês Edgar Davids usava óculos nos jogos?

Por que o holandês Edgar Davids usava óculos nos jogos?

Jogador tem problema de visão que atinge milhares de pessoas

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O ex-volante Edgar Davids foi um dos principais jogadores de futebol dos anos 90, especialmente por seu talento para controlar o meio-campo da Holanda, da Juventus, do Barcelona, mas especialmente por seu estilo pouco usual e praticamente único até os dias de hoje.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

Davids usava óculos nos jogos e poucos entendiam o por que daquilo. Muitos achavam que era para criar um novo estilo ou até por algum tipo de brincadeira, mas o assunto sempre foi bem mais sério.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O volante descobriu que tinha glaucoma ainda quando jogava pelo Ajax e foi recomendado por um médico a abandonar o esporte ou a tentar um método diferente para entrar em campo: um óculos especial.

Veja lances de Edgar Davids:
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ1ZldiaEtSZyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Com grande proteção e preso atrás de sua cabeça, os óculos de Davids davam a ele a liberdade de atuar normalmente sem que sua visão fosse prejudicada ou que alguma lesão mais grave piorasse seu quadro do glaucoma, que pode levar à cegueira.

PUBLICIDADE

O que é o glaucoma?

PUBLICIDADE

A doença trata-se de um problema ocular causado pela elevação da pressão dentro dos olhos. É causada por lesão no nervo óptico e compromete a visão. Em sua maioria, o glaucoma atinge pessoas acima dos 40 anos e é causado por alterações físicas que aumentam a pressão intraocular. O caso de Davids tratava-se do congênito, que é mais raro e atinge desde o nascimento.

O glaucoma pode ser assintomático no início da vida, até por isso o ex-jogador só descobriu o problema quando já era profissional. O atleta precisa de tratamento à base de colírios até hoje, já que o glaucoma crônico é o único que não possui cura.

Leia mais:
10 brasileiros aleatórios que jogaram no PSG e talvez você não saiba

Better Collective