Home Futebol Clube mais artilheiro da história do futebol, você sabe quantos gols o Santos já marcou?

Clube mais artilheiro da história do futebol, você sabe quantos gols o Santos já marcou?

O histórico “DNA ofensivo” faz do Santos o time com o maior número de gols do futebol mundial

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Clube com o maior número de gols na história do futebol mundial, o Santos é também o primeiro time a ultrapassar a marca de mil gols desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos, além de ser a equipe que mais balançou as redes em uma única edição da competição nacional.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Sim, o “DNA ofensivo” confere ao time da Vila Belmiro sua vocação de “jogar para frente” desde que foi fundado, em abril de 1912. Na conquista de seu primeiro troféu, o Campeonato Santista de 1913, por exemplo, ainda na era amadora do esporte, o Santos assinalou 35 gols em seis vitórias nas seis partidas disputadas, o que lhe garantiu a média “absurda” de 5,8 tentos por exibição.

Pouco mais de uma década depois, já pelo Campeonato Paulista de 1924, o ataque santista formado por Omar, Camarão, Siriri, Araken e Evangelista era bastante temido pelos adversários por ser o mais goleador e, três anos depois, reforçado por Feitiço, o clube alvinegro atingiu a marca histórica de 100 gols no torneio estadual, se tornando o primeiro time na América do Sul a balançar as redes mais de 100 vezes em uma única competição.

PUBLICIDADE

Outro ingrediente presente no histórico “DNA ofensivo” santista é o fato de o clube ser um tradicional revelador de craques: Pagão, Coutinho, Pepe, Juary, João Paulo, Pita, Robinho, Diego, Neymar e Gabriel, entre tantos outros, além é claro, do maior de todos, Pelé, o Rei do Futebol.

Autor de 1.091 gols com a “lendária” camisa 10 do Peixe, Pelé assinalou cinco tentos na decisão do Mundial Interclubes de 1962 diante do Benfica (POR) e é o maior artilheiro da história do Paulistão com 466 gols, sendo 58 deles marcados somente no torneio de 1958, um recorde que muito provavelmente jamais será batido.

O Santos teve ainda o maior goleador em 28 edições do Campeonato Paulista, em 14 vezes no Campeonato Brasileiro, em quatro disputas da Copa Libertadores da América, cinco do Torneio Rio-São Paulo e três da Copa do Brasil.

Gols, muitos gols que se transformam em marcas históricas

Na conquista do Campeonato Brasileiro de 2004, o time de Léo, Robinho, Ricardinho e Elano disputou 46 jogos, sendo 27 vitórias, 11 derrotas e oito empates, e alcançou o melhor ataque e a maior média de gols em uma única edição da competição, com 103 gols marcados e média de 2,24 por partida.

No ano passado, o Santos de Jorge Sampaoli foi vice-campeão brasileiro e, no duelo contra o Cruzeiro, pela 34ª rodada na Vila Belmiro, o atacante venezuelano Yeferson Soteldo marcou o terceiro gol da goleada santista por 4 x 1 e, assim, registrou o milésimo gol do clube na era do Brasileirão por pontos corridos, um feito inédito entre as equipes do país.

PUBLICIDADE

O Alvinegro Praiano balançou as redes pela última vez em março deste ano, no clássico contra o São Paulo pela décima rodada do Campeonato Paulista, realizado no estádio do Morumbi, o último jogo disputado antes da paralisação do futebol por conta da pandemia do coronavírus. E o atacante Arthur Gomes foi o autor do gol de número 12.626 na história do clube mais artilheiro do futebol mundial.

LEIA MAIS

Você sabia que o Santos conquistou seu primeiro título ao vencer clássico na casa do rival?

Você sabe como era o primeiro uniforme do Santos?

Entenda por que o Santos é um dos clubes brasileiros mais conhecidos do mundo

Soco no ar, dancinhas e mais: comemorações marcantes que todo torcedor do Santos lembra