Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Clube mais artilheiro da história do futebol, você sabe quantos gols o Santos já marcou?

O histórico “DNA ofensivo” faz do Santos o time com o maior número de gols do futebol mundial

Adriano Oliveira
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Reprodução/ Flickr Santos FC

Clube com o maior número de gols na história do futebol mundial, o Santos é também o primeiro time a ultrapassar a marca de mil gols desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos, além de ser a equipe que mais balançou as redes em uma única edição da competição nacional.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Sim, o “DNA ofensivo” confere ao time da Vila Belmiro sua vocação de “jogar para frente” desde que foi fundado, em abril de 1912. Na conquista de seu primeiro troféu, o Campeonato Santista de 1913, por exemplo, ainda na era amadora do esporte, o Santos assinalou 35 gols em seis vitórias nas seis partidas disputadas, o que lhe garantiu a média “absurda” de 5,8 tentos por exibição.

Pouco mais de uma década depois, já pelo Campeonato Paulista de 1924, o ataque santista formado por Omar, Camarão, Siriri, Araken e Evangelista era bastante temido pelos adversários por ser o mais goleador e, três anos depois, reforçado por Feitiço, o clube alvinegro atingiu a marca histórica de 100 gols no torneio estadual, se tornando o primeiro time na América do Sul a balançar as redes mais de 100 vezes em uma única competição.

Outro ingrediente presente no histórico “DNA ofensivo” santista é o fato de o clube ser um tradicional revelador de craques: Pagão, Coutinho, Pepe, Juary, João Paulo, Pita, Robinho, Diego, Neymar e Gabriel, entre tantos outros, além é claro, do maior de todos, Pelé, o Rei do Futebol.

Autor de 1.091 gols com a “lendária” camisa 10 do Peixe, Pelé assinalou cinco tentos na decisão do Mundial Interclubes de 1962 diante do Benfica (POR) e é o maior artilheiro da história do Paulistão com 466 gols, sendo 58 deles marcados somente no torneio de 1958, um recorde que muito provavelmente jamais será batido.

O Santos teve ainda o maior goleador em 28 edições do Campeonato Paulista, em 14 vezes no Campeonato Brasileiro, em quatro disputas da Copa Libertadores da América, cinco do Torneio Rio-São Paulo e três da Copa do Brasil.

Gols, muitos gols que se transformam em marcas históricas

Na conquista do Campeonato Brasileiro de 2004, o time de Léo, Robinho, Ricardinho e Elano disputou 46 jogos, sendo 27 vitórias, 11 derrotas e oito empates, e alcançou o melhor ataque e a maior média de gols em uma única edição da competição, com 103 gols marcados e média de 2,24 por partida.

No ano passado, o Santos de Jorge Sampaoli foi vice-campeão brasileiro e, no duelo contra o Cruzeiro, pela 34ª rodada na Vila Belmiro, o atacante venezuelano Yeferson Soteldo marcou o terceiro gol da goleada santista por 4 x 1 e, assim, registrou o milésimo gol do clube na era do Brasileirão por pontos corridos, um feito inédito entre as equipes do país.

O Alvinegro Praiano balançou as redes pela última vez em março deste ano, no clássico contra o São Paulo pela décima rodada do Campeonato Paulista, realizado no estádio do Morumbi, o último jogo disputado antes da paralisação do futebol por conta da pandemia do coronavírus. E o atacante Arthur Gomes foi o autor do gol de número 12.626 na história do clube mais artilheiro do futebol mundial.

LEIA MAIS

Você sabia que o Santos conquistou seu primeiro título ao vencer clássico na casa do rival?

Você sabe como era o primeiro uniforme do Santos?

Entenda por que o Santos é um dos clubes brasileiros mais conhecidos do mundo

Soco no ar, dancinhas e mais: comemorações marcantes que todo torcedor do Santos lembra