Home Futebol Quem criou o gol de bicicleta?

Quem criou o gol de bicicleta?

Apesar de um atacante brasileiro ser ligado a invenção da jogada, foi um espanhol naturalizado chileno que inventou a bicicleta, segundo historiadores

Jeff Macedo
Colaborador do Torcedores.com.
PUBLICIDADE

Existem muitas controversas em relação a algumas invenções, como o futebol e o avião, e com o gol de bicicleta não poderia ser diferente. Alguns afirmam que Leônidas da Silva foi o inventor do gol, mas, segundo historiadores do esporte, o atacante brasileiro foi o responsável por popularizar a jogada, já que fazia com muita frequência.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Outros historiadores e esportistas afirmam que o inventor foi o espanhol naturalizado chileno Ramón Unzaga Asla. Ele teria marcado um gol de bicicleta contra a Argentina durante a Copa América de 1920.Por causa dele, a jogada foi batizada de “chilena”, e é assim que é chamada até hoje pela população de países de língua espanhola.

Porém, Leônidas fez com que a jogada ficasse mundialmente conhecida, o atacante executava a bicicleta com grande perfeição. O Diamante Negro, como era conhecido, deu a bicicleta pela primeira vez em 24 de abril de 1934, na partida entre Bonsucesso e Carioca. Na Copa do Mundo, o jogador voltou a repetir a jogada, e impressionou os torcedores de vários países. Por conta da jogada, Leônidas também ficou conhecido como Homem-Borracha.

PUBLICIDADE

Sobre Leônidas

O lendário jogador da Seleção Brasileira nasceu em 1913, no Rio de Janeiro, e começou a jogar futebol com apenas 10 anos de idade, atuando pelo São Cristóvão, time do bairro onde cresceu. Leônidas foi um dos primeiros brasileiros a jogar no futebol uruguaio, por lá defendeu a camisa do Peñarol. De volta ao Brasil, jogou pelo Vasco, Botafogo, Flamengo e São Paulo. A pesar de colecionar vários títulos, nunca conseguiu ganhar uma Copa do Mundo. Leônidas morreu em 2004.

LEIA MAIS:

Relembre 7 jogadores que estavam no elenco do Palmeiras campeão da Copa do Brasil em 2015

PUBLICIDADE

5 jogadores que caíram no doping e voltaram a jogar

Por onde andam os jogadores do Barcelona que não ganharam nada em 2012

PUBLICIDADE