Home Esportes Olímpicos Efeito casa? Saiba qual é o melhor resultado do handebol brasileiro nas Olimpíadas

Efeito casa? Saiba qual é o melhor resultado do handebol brasileiro nas Olimpíadas

Esporte debutou nos Jogos Olímpicos em 1936, mas primeira participação brasileira só ocorreu décadas depois

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Anteriormente notório no Brasil apenas como um esporte praticado nas escolas nas tradicionais aulas de Educação Física, o handebol se difundiu e buscou o seu espaço entre as modalidades mais praticadas no país. Impulsionado por aqui a partir da década de 70, a prática ganhou seu espaço, mas ainda busca o seu grande sonho de consumo: uma medalha olímpica.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

O debute do handebol brasileiro em Olimpíadas se deu nos Jogos de Barcelona, em 1992, quando a seleção masculina acabou herdando a vaga de Cuba, que apesar de ter faturado o Pan, desistiu de participar da competição. Naquela oportunidade, o time brasileiro fez seis partidas, mas não venceu nenhum jogo e amargou a última posição. A primeira vitória nos Jogos Olímpicos viria quatro anos mais tarde, em Atlanta, quando superou o Kuwait por 31 a 25.

Em 2000, a equipe masculina não participou das Olimpíadas, mas desta vez o país teve pela primeira vez um time feminino na história dos jogos. E o desempenho das mulheres na estreia foi muito melhor: vitória na estreia e classificação para as quartas de final. O sonho, no entanto, acabou parando na Coreia do Sul.

PUBLICIDADE

O QUASE

Desde então, as duas seleções nunca haviam chegado tão longe nos Jogos Olímpicos como ocorreu em 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Confiante após o título histórico no Mundial de 2013, a equipe feminina postulava como uma das favoritas, e alçou voos altos. Após boa campanha na primeira fase, a histórica geração do handebol feminino acabou parando na Holanda por 32 a 23, e em casa, se despediu do sonho olímpico. Apesar da frustração, as meninas do Brasil ficaram com a quinta posição na competição, melhor resultado na história da modalidade no país.

O escrete masculino também chegou a empolgar e reunir forças com o apoio com a torcida. Mas o cenário era muito mais complicado do que o quadro do feminino, e também nas quartas de final, o time brasileiro caiu para a França, ficando assim na sétima colocação – melhor marca.

VEJA O RAIO-X DO HANDEBOL BRASILEIRO NAS OLIMPÍADAS:

PUBLICIDADE

Masculino:

  • Barcelona 1992 – 12º lugar
  • Atlanta 1996 – 11º lugar
  • Sydney 2000 – Não participou
  • Atenas 2004 – 10º lugar
  • Pequim 2008 – 11º lugar
  • Londres 2012 – Não participou
  • Rio de Janeiro 2016 – 7º lugar

Feminino:

  • Sydney 2000 – 8º lugar
  • Atenas 2004 – 7º lugar
  • Pequim 2008 – 9º lugar
  • Londres 2012 – 6º lugar
  • Rio de Janeiro 2016 – 5º lugar

 

LEIA MAIS: