Home Futebol Saiba quando a CBF passou a organizar o Brasileirão

Saiba quando a CBF passou a organizar o Brasileirão

Certame nacional já teve várias nomenclaturas ao longo de sua história

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Fundada em setembro de 1979, a CBF teve a missão de substituir a antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Após o desmembramento, a entidade chegou para o seu primeiro ano no comando do futebol nacional com novidades. Após nove edições do Campeonato Brasileiro organizado pela CBD, a nova entidade chegou com a “Taça de Ouro”, que correspondia à elite nacional. A competição tinha um formato e duas divisões – na edição seguinte foi ampliada para três divisões.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Diante na derrocada das bases financeiras do futebol nacional e a diminuição da influência do governo militar no futebol nacional, a reformulação do certame e também a criação da CBF surgiu como alternativa com promessa de mudanças. A nomenclatura Taça de Ouro ficou vigente de 1980 até 1985, posteriormente substituída por Copa Brasil, em 1986.

Na primeira edição do Brasileirão organizado pela CBF, o Flamengo se sagrou campeão pela primeira vez em sua história. O clube rubro-negro ainda conquistaria mais duas edições da Taça Ouro nos anos de 1982 e 1983. Além do rubro-negro carioca, Grêmio, Fluminense e Coritiba conquistaram o lugar mais alto do pódio.

PUBLICIDADE

Posteriormente, o Brasileirão ainda receberia outros nomes como Copa União e Copa João Havelange. Desde de 2001, o certame é conhecido como Campeonato Brasileiro, e de 2003 até os dias atuais tem formato de disputa por conta corridos.

LEIA MAIS: