Home Futebol Deco, Ederson, Mathieu, Tostão e Van Basten: relembre 15 jogadores que encerraram a carreira precocemente

Deco, Ederson, Mathieu, Tostão e Van Basten: relembre 15 jogadores que encerraram a carreira precocemente

Graves lesões abreviaram a carreira de vários jogadores ao redor do mundo

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.
PUBLICIDADE

Recentemente, o francês Jerémy Mathieu anunciou seu desligamento do Sporting, de Portugal, e a aposentadoria do futebol. O motivo?  Uma grave lesão no joelho esquerdo. Ele rompeu o ligamento cruzado medial durante um treinamento na ante-véspera da partida contra o Belenenses pelo Campeonato Português.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Desde que chegou no futebol português em junho de 2017, o zagueiro acumulou uma série de lesões. De acordo com o site “Transfermarkt”, especialista em mercado da bola, foram cinco problemas musculares e quatro ligamentar. Isso, inclusive, totaliza 157 dias parado. Além disso, desfalcou o time em 29 partidas.

Mathieu, que foi revelado pelo Sochaux, teve passagens destacadas por Toulouse e Valencia. Porém, viveu o auge da carreira quando defendeu o Barcelona de 2014 a 2017. Ele, nesse ínterim, disputou 91 jogos e 4 gols com a camisa Blaugrana. Logo depois, foi negociado com o Sporting onde virou ídolo e ganhou o apelido de “Patrão” pela entrega em campo.

PUBLICIDADE

Mas Jerémy Mathieu não está sozinho na equipe dos jogadores que encerraram a carreira precocemente. Ao longo da história, há vários atletas que não conseguiram dar sequência em suas carreiras por acumulares sucessivos problemas médicos. Por isso, o Torcedores.com listou um time com nomes do presente e do passado. Confira!

Adilson

Revelado pelo Grêmio, o volante encerrou a carreira devido a um problema cardíaco. Em 2019, o jogador do Atlético-MG foi diagnosticado com cardiomiopatia hipertrófica. A doença é a mesma que levou o zagueiro Serginho, ex-jogador do São Caetano, a falecer durante partida contra o São Paulo, no Estádio do Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro de 2004.

Chris Naumoff

O astro australiano pendurou as chuteiras com apenas 21 anos após ser reprovado em um exame que apontou um problema. Ele estava de malas prontas para atuar no Numancia, da Espanha. Naumoff foi diagnosticado com cardiomiopatia hipertrófica. A mesma doença que provocou a morte do zagueiro Serginho, do São Caetano, em 2004.

Dario Scuderi

O italiano chegou ao Borussia Dortmund em 2009, quando tinha 11 anos de idade. Mas anunciou a aposentadoria aos 21 anos sem sequer ter estreado no profissional. Ele sofreu uma lesão no joelho esquerdo que “rasgou tudo”: ligamentos, músculos e tendões. Scuderi, nesse ínterim, fez nove cirurgias no intervalo de um ano. Por isso, acabou encerrando a carreira de maneira precoce.

PUBLICIDADE

Doni

Ex-goleiro de Corinthians, Roma e Liverpool, Doni descobriu uma arritmia cardíaca ainda no início da carreira, em 2004. Ele, porém, jogou durante quase uma década ciente desse problema. A situação, no entanto, começou se agravou durante sua passagem pelo Liverpool, na temporada 2011/2012. Os problemas cardíacos fizeram com que ele desistisse da ideia e antecipasse a aposentadoria.

Deco

O astro de Barcelona e Chelsea, anunciou sua aposentadoria em 2013. O luso-brasileiro acumulou uma série de lesões musculares que impediu o jogador de atuar em alto nível pelo Fluminense. Só naquela temporada, Deco sofreu quatro lesões, desfalcando a equipe em partidas importantes. Pelo Tricolor das Laranjeiras, o camisa 20 venceu o Campeonato Brasileiro de 2010 e 2012.

Ederson

Aos 33 anos, o meia Ederson anunciou o fim de sua por conta das constantes dores no joelho direito. Contratado com status de camisa 10, ele não conseguiu corresponder às expectativas por causa dos sucessivos problemas médicos. Em 2017, foi diagnosticado com câncer e novamente teve que se afastar. Após vencer a doença, o meia acabou não sendo aproveitado e foi dispensado no fim do contrato.

Fabrice Muamba

Em 2012, o inglês foi protagonista de uma das cenas mais impactantes do futebol mundial nos últimos anos. Ele sofreu um um mal súbito e desabou em campo quando atuava pelo Bolton. Seu coração ficou parado por 78 minutos, mas ele incrivelmente sobreviveu. Cinco meses após o problema cardíaco, Muamba decidiu pendurar as chuteiras para seguir a carreira de comentarista esportivo.

PUBLICIDADE

Federico Balzaretti

O lateral-direito se despediu do futebol aos 33 anos. Ele alegou não ter conseguido se recuperar de uma cirurgia na bacia, realizada no fim de 2013. Balzaretti era dono da posição na Seleção Italiana quando sofreu a lesão. O defensor foi revelado pelo Torino. Logo depois passou pela Roma, Juventus, Fiorentina e Palermo.

Marco Van Basten

Ídolo no Ajax e Milan, antes de mais nada, é considerado um dos melhores atacantes de todos os tempos. Ele, inclusive, disputava com os artilheiros Romário, Jürgen Klinsmann e Gary Lineker o posto de maior centroavante do mundo na década de 90. O holandês, porém, teve sua carreira abreviada por conta de uma grave lesão no tornozelo. Van Basten passou duas temporadas tentando se recuperar. Ele, porém, não obteve o sucesso no tratamento.

Micah Richards

Revelado Manchester City, Micah Richards se despediu dos gramados aos 31 anos. Ele se aposentou porque não conseguia treinar por causa das seguidas de lesões no joelho direito. Foram apenas 31 partidas nas quatro temporadas que defendeu os Citizens. Atualmente, o ex-jogador é funcionário do clube.

Owen Hargreaves

Foi contratado com status de craque pelo Manchester United em 2007. Logo na primeira temporada, ele venceu a Liga dos Campeões da Europa e o Campeonato Inglês. Os problemas físicos, porém, começaram em 2008. Na época, Hargreaves foi diagnosticado com uma tendinite patelar em ambos os joelhos. Após operar ambos, o meia ficou mais de dois anos inativo. Logo depois, anunciou o fim carreira aos 31 anos.

PUBLICIDADE

Rubén De La Red

Destaque da Espanha na conquista da Eurocopa de 20028, o jogador se despediu do futebol após ser diagnosticado com um problema cardíaco. Ele ainda passou dois anos tentando reunir condições para voltar aos gramados antes de pendurar as chuteiras. Aposentado aos 25 anos, De la Red trabalhou nas categorias de base do Real Madrid. Logo depois, virou técnico do time B do Getafe.

Sinan Bytyqi

Considerado uma das maiores revelações do Manchester City, Bytyqi se aposentou após ser diagnosticado com cardiomiopatia hipertrófica em 2016. Devido à doença, ele não tinha condições de seguir jogando futebol profissionalmente. Com isso, o clube ofereceu-lhe um novo emprego. Ele, nesse ínterim, passou a integrar a equipe de olheiros de Pep Guardiola.

Stiliyan Petrov

Um dos maiores ídolos do futebol búlgaro, o volante foi capitão da seleção do país na Eurocopa de 2004. Ele, porém, teve a carreira abreviada por causa de leucemia. O ex-jogador do Aston Villa ficou em três anos em tratamento. Logo depois foi convidado para integrar a comissão técnica do time profissional.

Tostão

O lendário jogador, uma bolada no olho esquerdo durante a partida entre Cruzeiro e Corinthians em 1969. Com isso, ele sofreu um deslocamento de retina. O craque, porém, ainda conseguiu se recuperar a tempo de conquistar a Copa do Mundo de 1970. Após pendurar as chuteiras, Tostão seguiu carreira como médico. Logo depois passou a trabalhar como comentarista esportivo.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: