Home Futebol Mistura do Brasil: veja 5 clubes brasileiros que tem origens estrangeiras

Mistura do Brasil: veja 5 clubes brasileiros que tem origens estrangeiras

Potências do futebol nacional tiveram grande influência de imigrantes europeus e cresceram ao longo do tempo sempre honrando a tradição dos fundadores

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

O Brasil tem uma grande história com imigrantes que descobriram o país e ajudaram o povoado formado por índios nativos a crescerem e virarem uma grande nação como é conhecido atualmente. No mundo do futebol, alguns dos principais clubes do país também tiveram uma importante influência na fundação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJ4QjZKOGhOQyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

No dia do Imigrante, o Torcedores decidiu relembrar as histórias de alguns dos principais clubes brasileiros que tiveram uma grande influência de estrangeiros para a construção de um legado importante no país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Portugal

Descobridores do Brasil, os imigrantes de Portugal estiveram durante muito tempo no país e depois de várias gerações conseguiram estar envolvidos com a chegada do esporte no Brasil e a criação de clubes que estão até hoje na elite. Fundado em 1898, o Clube de Regatas do Vasco da Gama surgiu como uma agremiação para representar várias modalidades que eram mais populares do que o futebol e um dos principais exemplos da cultura portuguesa é o próprio escudo que traz a Cruz de Malta e uma caravela típica lusitana.

Vinte e dois anos depois, a fusão de cinco clubes menores das colônias portuguesas deram origem a Portuguesa de Desportos. Com as cores tradicionais da bandeira do país, a Lusa formou seu uniforme que virou uma das grandes marcas do clube na história.

Itália

A dupla Palmeiras e Cruzeiro também são dois exemplos da colônia de imigrantes italianos no Brasil. Fundados em 1914 e 1921, respectivamente, o Verdão e a Raposa foram idealizados por estrangeiros italianos em São Paulo e em Belo Horizonte que tiveram a mesma ideia de dar o nome de Palestra Itália.

PUBLICIDADE

No entanto, a chegada da Segunda Guerra Mundial causou uma proibição no Brasil que implicou na destruição dos nomes dos clubes. Com isso, tanto Cruzeiro e Palmeiras tiveram que se desvincular da marca da imigração da nomenclatura, mas guardam com carinho as lembranças que criaram a primeira raiz das agremiações.

PUBLICIDADE

Alemanha

O Grêmio é o principal clube que foi idealizado pela mistura de brasileiros e alemães. O Tricolor gaúcho contou com uma grande mescla de nacionalidade que ainda tinha Portugal e Itália para ser fundado em 1903 e conhecido como uma das maiores potências do Brasil.

LEIA MAIS:

Volante Henrique deixa o Fluminense e retorna ao Cruzeiro após cinco meses

PUBLICIDADE

Nada de Palmeiras, Milton Neves aponta outro time capaz de barrar o Flamengo

Por onde anda Wesley, ex-Santos, Palmeiras e São Paulo?

Better Collective