Home Futebol Refugiado, exilado e maior jogador da história do Barcelona: conheça a história de Kubala, ídolo do clube espanhol

Refugiado, exilado e maior jogador da história do Barcelona: conheça a história de Kubala, ídolo do clube espanhol

Atleta ganhou eleição feita em 1999 e foi escolhido como maior da história culé

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Muito antes de Lionel Messi, Ronaldinho e vários outros jogadores, o Barcelona tinha um ídolo supremo que não é catalão e sequer espanhol. Lászlo Kubala foi um jogador quase sem pátria e está no hall de craques do futebol que nunca disputaram uma Copa do Mundo.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=”p=eyJrZXkiOiI5QVRXMldRaCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Nascido em Budapeste, em 1927, cresceu em uma Hungria militarizada, mas já gostava de esportes e era dono de uma força física que impressionava quando criança. Jogava futebol com amigos mais velhos e se destacava, tanto que logo foi para as divisões do então gigante Ferencváros, principal clube do país.

PUBLICIDADE

Kubala queria fugir do serviço militar e se envolveu ainda mais com o mundo da bola. Brilhou no Ferencváros entre 1945 e 1946, sempre ao lado de seu futuro companheiro de Barcelona, Kócsis. Aos 19 anos deixou o país para defender o Bratislava, da Tchecoslováquia, e iniciou um problema que o perseguiria durante a carreira.

A saída do país em meio à militarização não agradou e Kubala voltou em 1948 para defender o Vasas. Mas em meio à tomada comunista por Budapeste, o jogador decidiu fugir de vez e contou com a ajuda de militares locais para deixar para sempre a Hungria.

O país entrou com pedido para que o atacante fosse barrado e a FIFA acatou. Kubala então liderou a criação de um clube de jogadores refugiados que ficou conhecido como Hungaria. A equipe fez excursões pela Europa e o alto nível impressionou. O atacante era o dono da equipe e o Real Madrid e o Barcelona foram atrás de sua contratação, tanto que Santiago Bernabéu chegou a conversar diretamente com o atleta para sua ida aos merengues.

Kubala, porém, viu no Barcelona uma chance de levar o treinador do Hungaria e seu cunhado Ferdinand Daucik para comandá-lo mais uma vez. Dito e feito.

PUBLICIDADE
kubala Barcelona

Reprodução

Chegou ao Barcelona em 1950 e foi o antídoto a Di Stéfano. O argentino foi alvo de quase uma guerra entre blaugranas e merengues, muito pelo chapéu dado pelo Barcelona no caso Kubala. O time catalão só desistiu do jogador porque tinha o húngaro e seu time e o atacante resolvia os problemas.

A temporada 1951/52 mostrou isso e o Barcelona conquistou o Campeonato Espanhol após três anos, além da Copa do Rei e a Copa Latina, torneio que antecedeu a criação da Liga dos Campeões e reunia os melhores times espanhóis, italianos, franceses e portugueses.

Kubala também foi o primeiro grande craque do Camp Nou. Quando o jogador chegou o Barcelona ainda atuava em Les Corts, primeiro estádio do clube. O atual local em que a equipe manda seus jogos foi inaugurada em 1957 e o sucesso do jogador é até hoje encarado como parte da magia que o estádio leva. Até por isso é a estátua de Kubala a primeira a ser vista no Camp Nou (primeira foto).

Ausência em Copa do Mundo
O jogador foi um dos maiores da história e fez parte da seleção espanhola assim que sua cidadania foi liberada – já havia defendido a própria Hungria e a Tchecoslováquia, mas nunca em partidas oficiais.

PUBLICIDADE

Kubala era nome certo para a Copa do Mundo de 1962 e ajudou a Espanha nas Eliminatórias, mas graves lesões do craque de então 35 anos o afastaram da equipe e o atleta perdeu a chance de disputar o Mundial. Sucumbiu com a seleção nas Eliminatórias para os Mundiais de 1954 e 1958 e nunca disputou a competição.

No ano seguinte Kubala se despediu do Barcelona como o terceiro maior artilheiro da história do clube com 194 gols em jogos oficiais, quatro títulos espanhóis em uma época que o Real Madrid dominava o futebol – era pentacampeão europeu – e cinco títulos de Copa do Rei.

Em 1999, por meio de eleição popular, Kubala foi o eleito o maior jogador da história do Barcelona. Multicampeão, o ídolo sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2002 e morreu aos 74 anos. Os torcedores fizeram uma passeata em homenagem ao ex-atacante, que viveu na Catalunha até o fim de sua vida.

Assista a lances de Lázslo Kubala:
https://www.youtube.com/watch?v=KvemjhZ7OgA

PUBLICIDADE

Leia mais:
Com Messi e um brasileiro, veja quem são os 10 maiores artilheiros da história do Barcelona