Home Futebol Santos x Fluminense: você sabe tudo sobre a épica semifinal do Brasileirão de 1995? Faça o teste!

Santos x Fluminense: você sabe tudo sobre a épica semifinal do Brasileirão de 1995? Faça o teste!

Que tal conferir se você realmente sabe tudo sobre um dos grandes jogos da história do futebol brasileiro, que será reprisado neste domingo (21) pela Band?

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

“A diferença de gols era grande, na época não tivemos essa noção. Aquele nosso time tinha algo diferente, nós tínhamos certeza que iríamos reverter. A confiança que cada atleta tinha um no outro era surreal. Quando eu me apresentei em São Paulo e os encontrei no hotel, parecia que não tinha acontecido nada, todos de cabeça erguida. O discurso era de que íamos jogar na nossa casa, com a nossa torcida”.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

O Maracanã completa 70 anos de sua inauguração em 2020 e o Santos não poderia deixar de homenagear um dos principais palcos do futebol. Confira alguns dos momentos mais marcantes da história do Peixe dentro desse famoso estádio

 

A frase do parágrafo inicial é de Marcelo Fernando Domingues Rezende, bem mais conhecido por Camanducaia, ex-atacante que brilhou vestindo a camisa santista no Campeonato Brasileiro de 1995, e se refere à memorável semifinal da competição disputada entre Santos e Fluminense.

PUBLICIDADE

Após ser derrotado no Maracanã pelo placar de 4 x 1 e ter dois jogadores expulsos, o Santos de Giovanni, Macedo, Camanducaia e Marcelo Passos teria que reverter a diferença de três gols no Pacaembu contra o forte time do Fluminense de Vampeta, Valdeir e Renato Gaúcho, naquela que é considerada uma das maiores partidas da história do Alvinegro Praiano e que será reprisada na íntegra na tarde deste domingo (21), às 16h00, pela TV Bandeirantes.

Santos x Fluminense, Brasileirão de 1995 (Reprodução)

Reprodução

“Deixa que eu faço dois”, foi a promessa “messiânica” de Giovanni, o grande destaque da equipe alvinegra em toda a campanha. O cerebral meia cumpriu sua palavra e o primeiro tempo terminou com vitória santista por 2 x 0.

No intervalo, uma decisão dos jogadores do Santos se tornou emblemática e ficará para sempre na memória dos torcedores. Os atletas resolveram não descer para o vestiário e permaneceram no centro do gramado, energizados pela vibração contagiante das arquibancadas de um lotado Pacaembu. Uma das maiores demonstrações de sinergia entre time e torcida que já se viu no futebol.

Sim, o Santos conseguiu a épica virada sobre o Fluminense por 5 x 2 e avançou às finais do Brasileirão de 1995 para enfrentar o Botafogo. Mas agora o Torcedores quer saber se você realmente conhece tudo sobre essa inesquecível semifinal. Vamos lá, faça o teste e depois confira sua pontuação final:

PUBLICIDADE

[playbuzz-item item=”af9f0817-5bb9-4fb5-810d-4fc521fc69d3″ shares=”false” info=”false” wp-pb-id=”81956″]

LEIA MAIS

Saiba como assistir à reprise da semifinal do Brasileirão de 1995

Pelé, Zito, Rodolfo Rodríguez, Pepe, Neymar e mais: confira 10 jogadores considerados “lendas” na história do Santos

De Serginho Chulapa a Alberto: reveja cinco gols de bicicleta que marcaram a história do Santos

Você lembra de todos os gols do Santos na temporada?