Home Esportes Olímpicos Taekwondo: veja quais são as principais regras do esporte

Taekwondo: veja quais são as principais regras do esporte

Com tradição milenar, taekwondo vem ganhando espaço no Brasil e tem alguns dos melhores atletas do mundo com títulos mundiais e olímpicos

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano
PUBLICIDADE

O taekwondo é um dos esportes mais antigos do mundo e ao longo dos anos saiu da Ásia e atingiu outros continentes. No Brasil, a modalidade tem se desenvolvido e atletas brasileiros tem ganhado destaque em competições importantes como a Copa do Mundo de Taekwondo e os Jogos Olímpicos.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJyTGhXYUp2MiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Para praticar o taekwondo é necessário entender quais são as regras que giram em torno do esporte. Maneira de ganhar pontos, tempo de uma luta, punições e tecnologia foram criados e adquiridos para trazer um esporte melhor e que seja mais emocionante para atletas e espectadores.

PUBLICIDADE

Entenda quais são as principais regras do taekwondo

Punições

Ultrapassar a linha limite, cair no chão, ‘fugir’ da luta, segurar ou empurrar, impedir chutes por mais de três segundos ou tentar acertar abaixo da cintura, bater a mão na cabeça do adversário, tentar cabecear e atacar o oponente caído.

Vencedor

Para vencer um duelo de taekwondo é necessário cumprir alguns requisitos: o lutador que somar mais pontos ao longo de três rounds é determinado vencedor, atingir 20 pontos de diferença ao final do segundo round, nocautear um oponente ou o adversário ser desclassificado.

PUBLICIDADE

Tecnologia

O avanço dos anos trouxe a companhia da tecnologia ao taekwondo. O esporte conseguiu se aliar a modernidade e desde os Jogos Olímpicos de 2016 um chip foi inserido no capacete para auxiliar na pontuação do árbitros. Além disso, o colete já era fabricado com um colete e que a cada contato com o pé do oponente era contado automaticamente no placar.

Tempo

Cada luta de taekwondo é composta por três rounds com dois minutos cada e um minuto de intervalo entre os rounds. A luta é acompanhada por até quatro juízes que podem encerrar a luta antecipadamente caso haja desclassificação ou um nocaute do oponente. Caso a disputa continue empatada, um quarto round de mais um minuto é disputado.

PUBLICIDADE

Pontuação

Um lutador de taekwondo pode pontuar de duas formas: chutes ou socos. Ambos só podem acontecer acima da cintura com os pontapés podendo acertar toda a área coberta pelos protetores enquanto os socos podem ser desferidos na área do tórax. Socos valem um ponto, chutes no tórax valem 2 pontos, na cabeça 3 pontos, chutes giratórios no tórax 4 pontos e giratórios na cabeça 5.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Taekwondo no Brasil: veja principais atletas e conquistas importantes do país na modalidade

Com 10 anos de clube e quase 40 títulos, Filipe permanece no Sada Cruzeiro

Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro fala sobre decisão de proibir treinos: “O tempo mostrou que estava certo”