Home Futebol Você lembra qual foi o último jogo do Kaká vestindo a camisa do São Paulo?

Você lembra qual foi o último jogo do Kaká vestindo a camisa do São Paulo?

Um dos grandes ídolos da história do São Paulo, Kaká entrou em campo 155 vezes e marcou 51 gols pelo time do Morumbi

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Ricardo Izecson dos Santos Leite, conhecido mundialmente por Kaká, é natural de Gama, no Distrito Federal, e começou sua carreira em 1994 nas categorias de base do São Paulo, estreando na equipe profissional em fevereiro de 2001 no empate em 1 x 1 com o Botafogo, no estádio do Morumbi, pelo Torneio Rio-São Paulo.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

A primeira vez que balançou as redes pelo time principal aconteceu logo na partida seguinte, três dias depois num clássico contra o Santos, também no Morumbi, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. A então jovem promessa de apenas 18 anos entrou no segundo tempo e marcou um dos gols da vitória tricolor por 4 x 2.

Considerado o melhor jogador em campo, o talentoso meia rapidamente caiu nas graças da torcida e passou a ser comparado com o ídolo Raí. Em 7 de março, pouco mais de um mês depois da estreia, Kaká entrou aos 14 minutos da etapa final no jogo decisivo do Torneio Rio-São Paulo diante do mesmo Botafogo e fez os dois gols da virada por 2 x 1, que selou o título inédito da competição ao Tricolor.

PUBLICIDADE

O jogador deixou o Morumbi e se transferiu para o futebol europeu em 2003, onde permaneceu por mais de uma década e defendeu as cores do Milan, da Itália, e do Real Madrid, da Espanha, além de disputar no mesmo período três Copas do Mundo pela seleção brasileira.

Foi o último atleta do Brasil a receber da Fifa (Federação Internacional de Futebol) o prêmio de melhor jogador do mundo, quando atuava pelo Milan (ITA) na temporada de 2007, superando os craques Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Retornou ao São Paulo em julho de 2014 por empréstimo junto ao Orlando City, dos Estados Unidos, clube pelo qual encerrou a vitoriosa carreira três anos depois.

Foram 51 gols em 155 jogos com a camisa do São Paulo (Foto: Reprodução/ Facebook oficial)

Foram 51 gols em 155 jogos com a camisa do São Paulo (Foto: Reprodução/ Facebook oficial)

Em suas duas passagens pelo Tricolor, Kaká entrou em campo em 155 oportunidades e marcou 51 gols, conquistando 82 vitórias, mais 40 derrotas e 33 empates. Em toda a carreira disputou 711 jogos como profissional e balançou as redes 239 vezes.

Ao lado de Paulo Henrique Ganso, Alexandre Pato e Alan Kardec, formou o “quarteto fantástico” do time então dirigido pelo técnico Muricy Ramalho, vice-campeão brasileiro de 2014 e que garantiu vaga na Copa Libertadores da América do ano seguinte.

PUBLICIDADE

A última vez em que o ex-jogador vestiu a camisa são-paulina foi com a braçadeira de capitão no domingo dia 30 de novembro de 2014, no empate em 1 x 1 com o Figueirense, pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi.

Kaká saiu de campo aplaudido de pé pelos torcedores aos 36 minutos do segundo tempo, substituído por Alexandre Pato. Após o fim da partida, o ídolo tricolor, visivelmente emocionado, ainda viu fogos de artifício saudarem sua despedida do clube que o revelou.

O time escalado por Muricy Ramalho no último duelo de Kaká pelo São Paulo foi: Rogério Ceni, Auro, Rafael Tolói, Edson Silva e Álvaro Pereira (Reinaldo); Hudson, Denílson, Paulo Henrique Ganso e Kaká (Alexandre Pato); Alan Kardec (Osvaldo) e Luis Fabiano. O gol dos donos da casa foi marcado pelo zagueiro Edson Silva, enquanto Mazola anotou para o Figueirense.

O ídolo Kaká descendo para o vestiário do Morumbi, em seu último jogo pelo São Paulo (Foto: Reprodução/ Facebook oficial)

O ídolo Kaká descendo para o vestiário do Morumbi, em seu último jogo pelo São Paulo (Foto: Reprodução/ Facebook oficial)

“O Kaká é acima da média, muito acima da média. Muitos jogadores cresceram demais depois da chegada dele, porque ele é exemplo de atleta, por tudo que já fez, por chegar cedo, por treinar muito… Ele é uma pessoa excepcional”, destacou o treinador Muricy Ramalho após o jogo contra o Figueirense, que marcou a despedida de Kaká do São Paulo.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Timão x Tricolor: você sabe quem mais venceu na história do Majestoso?

Você lembra qual foi o último jogo do Luis Fabiano vestindo a camisa do São Paulo?

São Paulo conquistou seu primeiro título com direito a goleada na casa do rival

Você conhece tudo sobre a história do São Paulo? Faça o teste!