A Bundesliga enfim deu adeus ao seu calendário na temporada 2019/20 após mais de um ano desde a realização da rodada de abertura da competição. Com muitos fatores, incluindo uma pandemia no meio, a liga teve muitas coisas que foram relevantes antes e depois da paralisação.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJOaUhaZGlyTiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Em comemoração ao final da temporada 2019/20 da Bundesliga, o Torcedores listou alguns fatos curiosos que marcaram o ano e o andamento da competição com destaque para a campanha vitoriosa do Bayern de Munique em seu oitavo título consecutivo.
Ataque potente
Desde 2012/13 nenhum outro ataque alcançou no mínimo 95 gols. Além de ser uma grande quantidade feita para qualquer time em qualquer campeonato, o Bayern vem mostrando o porquê é um dos maiores times da Alemanha. Na ocasião, os bávaros marcaram 98 gols e em 2019/20 até a última rodada a equipe de Hansi Flick foi responsável por balançar as redes 96 vezes.
Visitantes dominaram na reta-final
A Bundesliga foi paralisada na 25ª rodada após a pandemia de coronavírus de agravar na Alemanha. Dois meses depois, a liga voltou e em oito rodadas teve os visitantes levando em melhor ao contar com a ausência de público dos mandantes. Das 72 partidas entre a 26ª a 33ª semana da liga, quem jogou fora venceu 33 vezes, os mandantes faturaram 20 triunfos e houveram 19 empates.
Um dos principais motivos pode ser a força da pressão da torcida. Antes da paralisação da competição, os mandantes levavam cerca de 50,5% dos tempos que disputaram com a torcida empurrando durante os 90 minutos. Vale destacar que a reta-final tem sido fundamental e decisiva para os times que buscam cumprir seus objetivos na temporada como vaga em campeonatos europeus e rebaixamento.
Bayern volta a ter o melhor jogadores depois de quatro anos
A temporada fantástica de Robert Lewandowski consistiu no título de artilheiro e também melhor jogador da temporada na Bundesliga. Com 33 gols na competição, o jogador quebrou a sequência sem um atleta do Bayern ser considerado o melhor da temporada. Apesar dos oito títulos consecutivos, a última vez que um jogador dos bávaros tinha conquistado o prêmio foi em 2015/16 quando Boateng venceu.
Saldo de gols
A presença ofensiva e defensiva do Bayern de Munique voltou a ter companhia depois de um longo tempo. Com um grande saldo de gols, os bávaros e campeões tiveram dois adversários que conseguiram destacar nas duas frentes. Borussia Dortmund e RB Leipzig tiveram mais do que 40 gols de saldo quebrando um jejum desde 2015/16 que pelo menos um time não conseguia quando a própria equipe aurinegra alcançou 48 gols de saldo.
Lewangolwski
O polonês se consolidou nesta temporada da Bundesliga como um dos grandes atacantes da liga. Ao ultrapassar 30 gols na temporada 2019/20, Lewandowski voltou a alcançar tal marca desde 2016/17. A presença do atacante é tão grande que nas últimas cinco temporadas ninguém marcou mais gols do que o camisa 9 do Bayern.
LEIA MAIS:
Bundesliga: o que ficou em aberto para a última rodada?
Ribéry não esconde revolta por ter perdido Bola de Ouro para Cristiano Ronaldo em 2013

