Home Basquete Pau Gasol #39: a importância e o legado do espanhol para o esporte

Pau Gasol #39: a importância e o legado do espanhol para o esporte

Atualmente sem time, Pau Gasol espera encerrar a carreira no Los Angeles Lakers onde fez parte da história ao lado de Kobe Bryant

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Um dos maiores jogadores da Espanha completa 39 anos nesta segunda-feira. Pau Gasol, que atualmente está sem clube, foi um dos mais produtivos jogadores da Fúria com uma grande parcela na NBA. O jogador espanhol que tem dois troféus no currículo conseguiu ser a inspiração de muitos novos talentos buscarem seguir o mesmo caminho.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJvcDJhUVM1cSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Pau Gasol começou a carreira no Barcelona em 1998, mas seu grande talento seria pequeno para o gigante espanhol. Com o forte desempenho, o ala acabou se inscrevendo para o Draft da NBA e foi escolhido pelo Atlanta Hawks, mas trocado pelo Memphis Grizzlies. A chegada do jovem Gasol a liga foi apenas a segunda de um espanhol em território estadunidense.

PUBLICIDADE

Desde o primeiro ano, Pau Gasol conseguiu se adaptar muito rápido na equipe. O talento e a habilidade com a bola fizeram com o ala chamasse a atenção por um desempenho que em muitos casos um novato do Draft não possuía. Durante as seis temporadas e meia em Memphis, o espanhol ficou cada vez mais confortável com sua equipe e atraiu olhares dos maiores times da liga. Em 2007/08, a grande chance da vida de Gasol chegou: defender o Los Angeles Lakers.

Time tradicional, grandes jogadores no elenco, camisa pesada e uma torcida fanática. Era hora de apresentar para o mundo que seu talento não seria apenas repentino. O resultado não poderia ter sido diferente. Ao lado de grandes estrelas como Kobe Bryant, o espanhol conseguiu ser bicampeão da NBA e três vezes membro do All-Star. O jogador que viveu seu auge na equipe sempre mostrava muita regularidade e um espírito coletivo essencial para liderar um time.

Com o avanço da idade, Pau Gasol acabou perdendo o ritmo aos poucos. Até os 35 anos com o Chicago Bulls, o ala ainda desempenhava um bom papel, mas o peso do tempo e a saúde física começou a fazer diferença em um esporte que o corpo é tão exigido como o basquete. Aos poucos, o titular indiscutível virou um reserva sempre utilizado, a média de 35 minutos por jogo caiu drasticamente para 25 e o jogador não conseguia mais contribuir da mesma forma. As passagens por San Antonio, Milwaukee e Portland não foram tão benéficas e atualmente o pivô está sem clube.

Com 39 anos completados, Pau Gasol pode se orgulhar da brilhante carreira que teve ao longo de uma década e meia. Ser peça importante em times geniais é para poucos e ainda mais no principal esporte dos Estados Unidos. O espanhol que abriu portas para outros jovens de fora da América do Norte e que viveu intensamente seus mais de 20 anos de carreira.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Gasol enaltece legado de Kobe Bryant: “Está vivo nas ruas de Los Angeles”

Astro do basquete, Pau Gasol elogia adiamento das Olimpíadas

PUBLICIDADE

Pau Gasol relembra Kobe Bryant e lamenta: “Vou sentir falta de viver mais coisas com ele”