Home Esportes Olímpicos Tóquio 2021: o que as autoridades de saúde pensam sobre a realização das Olimpíadas

Tóquio 2021: o que as autoridades de saúde pensam sobre a realização das Olimpíadas

Adiada em 1 ano, Jogos Olímpicos de Tóquio foram remanejados para 2021, mas situação precisa apresentar resultados favoráveis a abertura do evento

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Apesar de ser adiada em um ano, as Olimpíadas de Tóquio em 2021 ainda não está confirmada para acontecer no dia 23 de julho de 2021. Com a pandemia ainda afetando milhares de pessoas ao redor do mundo, o evento corre risco de ser cancelado caso a questão da pandemia continue causando a falta de segurança de atletas e envolvidos na realização da competição.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiIwRlRtRUp0VSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Um dos entraves que pode ser fundamental para a realização dos Jogos Olímpicos é a opinião das autoridades de saúde. Em um país que teve alguns dos primeiros casos de coronavírus do mundo, a volta de todas as atividades teve que ser regrada e gradativamente de acordo com o avanço da pandemia. Em abril, um grupo de médicos do Japão afirmou que as Olimpíadas só poderia acontecer caso uma vacina fosse produzida.

PUBLICIDADE

“Sem uma que vacina efetiva seja desenvolvida, acho que vai ser difícil realizar os Jogos no ano que vem. Não estou dizendo que o Japão deve ou não deve sediar as Olimpíadas, mas seria muito difícil realizar os Jogos sem a vacina”, disse o presidente da Associação Médica do Japão, Yoshitake Yokokura, em entrevista coletiva.

Na época em que houve o pronunciamento da entidade, o Japão tinha um grande número de casos e a cidade de Tóquio era o epicentro da doença no país. Com isso, a principal resposta que os organizadores do evento poderiam ter é confirmar as palavras. Em maio, o Comitê Olímpico Internacional (COI) assinou um documento junto com a Organização Mundial de Saúde (OMS) que a competição só aconteceria sob uma situação totalmente aceitável. O acordo previa que atividades físicas são fundamentais para a manutenção da vida e por isso as Olimpíadas só aconteceriam em um ambiente saudável.

“Estabelecemos no COI um princípio de que os Jogos precisam ser organizados num ambiente saudável para todos. É uma força conjunta que inclui a OMS e que começou em fevereiro deste ano. Levamos os conselhos da OMS em consideração para tomar nosso adiamento. Eu acho que, há um ano e dois meses para os Jogos, é cedo para começar a especulação dos diferentes cenários e o que podemos precisar para garantir esse ambiente saudável para todos os participantes, por isso que estamos aqui trabalhando juntos e levantando essa questão diariamente, nos adaptando”, afirmou Thomas Bach, presidente do COI.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Ameaçado? Entenda a opinião do COI e do Japão sobre Tóquio 2021

5 coisas que você precisa saber sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio

Será? Veja a possibilidade dos Jogos Olímpicos em 2021 não acontecer

PUBLICIDADE