Home Futebol Volta do Paulistão: relembre como foi discussão até a oficialização do retorno

Volta do Paulistão: relembre como foi discussão até a oficialização do retorno

Paralisado desde a primeira semana de março, Paulistão voltará a partir do dia 22 de julho com seis datas restantes até o fim da competição

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

O Governador João Dória confirmou nesta quarta-feira a volta do Campeonato Paulista para o próximo dia 22. O anúncio veio após uma longa reunião entre a Federação Paulista de Futebol e o Estado para a definição da data do retorno da competição.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJTUHZicWJFNiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

O avanço da pandemia no Brasil fez com que aos poucos os sinais ficassem claros de que a paralisação seria inevitável. Primeiro os jogos foram realizados sem torcedores e depois a pausa definitiva foi anunciada. Desde então, clubes e a federação tiveram que aguardar a situação sanitária ser resolvida para depois pensar em uma volta.

PUBLICIDADE

As primeiras reuniões começaram a acontecer durante o mês de maio. Mesmo com o Brasil ainda tendo um alto número de mortes diários, reuniões para definirem uma volta ainda esbarravam em alguns fatores como a recusa dos grandes, especialistas em saúde e também do próprio Governo de São Paulo que se posicionava contra o retorno. Com a maioria dos clubes sofrendo financeiramente, as reuniões passaram a ter um caráter mais decisivo. Como os clubes menores passam por uma situação diferente em relação a contrato de jogadores, o anseio pelo retorno passou a ser mais forte em times modestos.

As primeiras negociações em maio não resultaram em grandes resultados, mas a partir de maio a volta passou a ser mais real. Mesmo com os grandes ainda como uma postura negativa quanto ao retorno aos jogos, as conversas sobre a volta dos treinamentos ficaram mais acessíveis. O que era resistência virou apoio e o Governo que era o maior entrave acabou virando protagonista principal pela volta.

Como os clubes acataram a decisão de retomar as preparações em 1 de julho, o principal passo havia sido dado. A volta do Campeonato Carioca e as negociações pelo retorno de outros estaduais deram ainda mais impulso para que uma última conversa fosse realizada. Clubes em treinamento, Brasileirão oficializado, outros campeonatos confirmados e restava apenas a conversa final entre FPF e o Governo realizada nesta quarta-feira e um sinal positivo foi entregue mesmo com a alta quantidade de problemas em volta da realização dos jogos.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Governador de SP anuncia volta do Paulistão para o dia 22 de julho

Doria afirma que Governo de SP não foi notificado sobre volta do Brasileirão: “Não houve consulta”

Corinthians x Santos: como assistir à reprise do clássico decisivo pelo Paulistão de 1984

PUBLICIDADE