Home Futebol Porto encaminha saída de zagueiro por empréstimo a clube da Itália

Porto encaminha saída de zagueiro por empréstimo a clube da Itália

Fora dos planos de Sergio Conceição, Yordán Osorio tem contrato com o Porto até 2023

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O zagueiro Yordán Osorio, de 26 anos, deve ser o próximo a se despedida do Porto. O defensor, que não está nos planos do técnico Sergio Conceição, entrou no radar do Parma, da Itália, e está com sua saída encaminhada nessa janela de transferências.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

O presidente do Porto, Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, está alinhando os últimos detalhes da negociação. De acordo com o jornal “O Jogo”, o defensor será emprestado por um ano. Além disso, o acordo prevê a compra dos direitos econômicos no fim do compromisso.

Desta forma, a tendência é que Yordán Osorio fique no Parma até junho de 2021. À primeira vista, o venezuelano terá seus salários bancados pelo clube italiano, o que ajudará o Porto a reduzir os custos com a folha salarial na atual temporada.

PUBLICIDADE

Assim como fez com outros jogadores, o Porto apresentou sua realidade financeira a Osorio e deu a opção de escolha ao zagueiro, que não se opôs a um novo empréstimo após atuar pelo Zenit, da Rússia, na última temporada. Além disso, o atleta terá condições de ganhar rodagem em uma liga de ponta da Europa.

Ainda segundo a publicação, essa não é a primeira proposta que chega da Itália por Yordán Osorio. No começo de setembro, o Cagliari e o Genoa tentaram contratar o jogador por empréstimo. Mas a negociação não evoluiu junto a diretoria Portista.

Atualmente, o Porto é dono de 50% dos direitos econômicos do atleta, enquanto o restante do passe é dividido entre o empresário e o próprio jogador. De acordo com o site “Transfermarkt”, Osorio está avaliado em 2,5 milhões de euros (R$ 16,1 milhões, pela cotação atual). 

A carreira de Yordán Osorio

Nascido em Barinas, na Venezuela, Yordán Hernando Osorio Paredes foi revelado pelo Zamora. Após se profissionalizar, ele disputou 84 partidas e marcou cinco gols com a camisa do clube venezuelano. Ao todo, foram três temporadas atuando em seu país.

PUBLICIDADE

Posteriormente, Osorio foi levado por um grupo de empresários para Portugal em 2017. Por lá, o defensor atuou pelo Tondela, Vitória de Guimarães e Porto. Apesar de ter sido contratado como grande revelação do futebol sul-americano, ele nunca conseguiu se firmar no time azul e branco.

No último ano, ele foi emprestado ao Zenit onde disputou 16 jogos oficiais. Além disso, Yordán Osório acumula experiência atuando pela Seleção da Venezuela. O zagueiro, inclusive, soma 11 partidas pela equipe ‘Vino Tinto’. Além disso, o jogador defendeu o país na Copa América de 2019.

LEIA MAIS: