Home Futebol Cruzeiro x Juventude: saiba tudo sobre o duelo pela 16ª rodada da Série B do Brasileirão

Cruzeiro x Juventude: saiba tudo sobre o duelo pela 16ª rodada da Série B do Brasileirão

Como chegam as equipes, as prováveis escalações, arbitragem, retrospecto e onde assistir Cruzeiro x Juventude ao vivo na TV e online

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

A 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro prossegue nesta sexta (16) e, a partir das 21h30, o Cruzeiro recebe o Juventude no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

PUBLICIDADE

A partida em Minas Gerais será realizada com os portões fechados, obedecendo aos protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias em razão da pandemia do coronavírus.

Como chegam Cruzeiro e Juventude

O Cruzeiro vive situação delicada na competição. Com 40% de aproveitamento, a equipe celeste ocupa o 19º e penúltimo lugar somando 12 pontos, três a menos que o Náutico, o 16º colocado e o primeiro time a aparecer fora da zona de rebaixamento.

PUBLICIDADE

Vale lembrar que, devido à uma punição imposta pela Fifa (Federação Internacional de Futebol), o clube mineiro iniciou a disputa da Série B com seis pontos negativos na tabela.

No último fim de semana, a Raposa foi à Arena Barueri, em São Paulo, e empatou em 1 x 1 com o lanterna Oeste, resultado que causou a demissão do técnico Ney Franco.

A diretoria encontrou dificuldade para definir o nome do novo comandante. Durante a semana, Lisca (que está no América-MG), Umberto Louzer (da Chapecoense) e Marcelo Chamusca (do Cuiabá) foram procurados, mas recusaram a proposta. Na noite desta quinta (15), o clube anunciou Luiz Felipe Scolari como o novo treinador até o fim de 2022.

Célio Lúcio, ex-zagueiro e membro da comissão técnica fixa do Cruzeiro, estará na beira do campo nesta sexta (16).

PUBLICIDADE

Do outro lado, o Juventude faz boa campanha e possui os mesmos 23 pontos de Avaí e Paraná, mas se encontra na sexta posição pelos critérios de desempate. O América-MG, que também joga nesta sexta (16) fora de casa contra o Botafogo-SP, é o quarto colocado e fecha a zona de classificação para a Série A.

Na rodada anterior, o time alviverde gaúcho enfrentou o rival Brasil de Pelotas e foi derrotado por 2 x 1, em clássico regional disputado no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, encerrando uma série invicta de sete jogos dos donos da casa atuando em seus domínios.

Prováveis escalações

Cruzeiro: Fábio, Manoel, Daniel Guedes, Ramon e Giovanni; Machado, Jadsom e Régis; Arthur Caíke, Aírton e Sassá; treinador: Célio Lúcio (interino)

Juventude: Luis Carlos, Wellington Silva, Wellington, Nery Bareiro e Hélder; Gustavo Bochecha, João Paulo, Renato Cajá e Wagner; Capixaba e Dalberto; treinador: Pintado

PUBLICIDADE
O Cruzeiro enfrentou o Oeste fora de casa no último domingo (11) e ficou no empate em 1 x 1 (Foto: Gustavo Aleixo/ Reprodução/ Flickr oficial Cruzeiro EC)

O Cruzeiro enfrentou o Oeste fora de casa no último domingo (11) e ficou no empate em 1 x 1 (Foto: Gustavo Aleixo/ Cruzeiro EC)

Abre Aspas

“Temos de vivenciar o jogo do começo ao fim, buscar o resultado e competir. Acho que a segunda divisão tem mostrado isso (…) O jogo mais importante da minha vida é sexta-feira, contra o Juventude. Tomara a Deus que a gente coloque em prática tudo que foi feito aqui durante a semana. A gente ganhando, para frente é outra situação”

Célio Lúcio, ex-zagueiro e auxiliar-técnico fixo do Cruzeiro, que comandará a equipe no jogo contra o Juventude, em entrevista ao canal oficial do clube no YouTube.

“Faltou a atenção de toda equipe no início da partida, temos proposta de sair jogando forte, eles encontram dois gols na saída. Mantivemos a cabeça em campo, na hora que colocamos a bola no campo, conseguimos. Agora é buscar fora”

Wagner, atacante do Juventude, sobre a derrota no clássico contra o Brasil de Pelotas pela 15ª rodada da Série B do Brasileirão, ao site “ge.com”.

PUBLICIDADE

Arbitragem

O duelo no Mineirão será apitado por Dewson Fernando Freitas da Silva, que terá Helcio Araújo Neves e Marcio Gleidson Correia Dias como seus assistentes, todos do Pará. André Luis Skettino Policarpo Bento será o quarto árbitro e Joel Tolentino da Mata Júnior o analista de campo, ambos de Minas Gerais.

O Juventude disputou em casa o clássico contra o Brasil de Pelotas na rodada anterior e foi derrotado por 2 x 1 (Foto: Arthur Dallegrave/ Reprodução/ Site oficial EC Juventude)

O Juventude disputou em casa o clássico contra o Brasil de Pelotas na rodada anterior e foi derrotado por 2 x 1 (Foto: Arthur Dallegrave/ EC Juventude)

Retrospecto do confronto

Segundo o site oficial do Cruzeiro, este será o 24º confronto entre os dois clubes e o retrospecto é favorável à Raposa, que venceu 12 vezes contra seis triunfos do Juventude, mais cinco partidas que terminaram em igualdade no marcador.

O último encontro entre as equipes aconteceu há 13 anos, em setembro de 2007 no estádio Alfredo Jaconi, válido pela Série A do Campeonato Brasileiro, e o clube gaúcho venceu pelo placar de 1 x 0.

Na condição de mandante, como acontece nesta sexta (16), o Cruzeiro disputou 14 jogos contra o Juventude e conquistou dez vitórias, mais um empate e três derrotas, assinalando 28 gols e sofrendo 11.

PUBLICIDADE

Como assistir Cruzeiro x Juventude ao vivo

Cruzeiro x Juventude será transmitido ao vivo pelo SporTV (menos para o estado de Minas Gerais) e o Premiere (em pay-per-view para todo o Brasil), canais fechados que pertencem ao Grupo Globo e podem ser adquiridos por meio de um plano de TV por assinatura.

O assinante também pode assistir ao jogo ao vivo online pelo Premiere Play ou pelo SporTV através do Globosat Play, ambas plataformas de streaming compatíveis com dispositivos Android, iPhone (iOS), iPad e navegadores de internet.

Basta acessar o site ou o aplicativo do canal Premiere ou do Globosat Play e preencher com os dados do cadastro na operadora de TV.

 

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Ex-dirigentes do Cruzeiro são denunciados no MP por irregularidades

Goleiro ex-Internacional vive expectativa de estrear pelo seu quarto clube na Espanha

Confira os jogos da semana com transmissão AO VIVO pelo SporTV e o Premiere