Home Futebol Ex-Palmeiras, zagueiro acerta com o Estudiantes por dois anos

Ex-Palmeiras, zagueiro acerta com o Estudiantes por dois anos

Fernando Tobio é a principal contratação do Estudiantes para a temporada 2020/2021

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O zagueiro Fernando Tobio de 31 anos já tem um novo clube. O ex-jogador do Palmeiras foi anunciado oficialmente pelo Estudiantes, da Argentina. O contrato, a princípio, será de duas temporadas entre as partes. Mas o acordo prevê extensão do vínculo por mais um ano se atingir metas durante o compromisso.

PUBLICIDADE

Ele deixou recentemente o Toluca, do México, ao rescindir o contrato e ficou livre no mercado. O Vélez Sarsfield, clube que o defensor atuou com muito destaque de 2007 a 2014, tinha interesse no retorno do zagueiro. O Estudiantes, porém, agiu rápido e fechou a contratação.

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

O Estudiantes já teve algumas estrelas internacionais no elenco. O goleiro argentino Mariano Andujar, o zagueiro chileno Gonzalo Jara, o volante argentino Javier Mascherano e o atacante uruguaio Martín Cauteruccio, só para exemplificar, passaram pelo clube nos últimos anos.

PUBLICIDADE

O Estudiantes fazia fraca campanha na última temporada antes da suspensão do futebol argentino por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O time estava na 13ª colocação do Campeonato Argentino. Além disso, o Estudiantes foi eliminado precocemente na Copa da Argentina. O time caiu na primeira fase do torneio após ser eliminado nos pênaltis pelo modesto time do Deportivo Laferrere, da terceira divisão argentina.

Antes de liberar o zagueiro, o Toluca negociou com dois clubes dos Estados Unidos. Nesse ínterim, o Atlanta United e o Colorado Rapids demonstraram interesse no jogador. Ambas tratativas sem sucesso. Afinal, Tobio não se empolgou com a possiblidade de ir atuar na MLS.

O Atlas e o Puebla, ambos do México, também mostraram interesse em ter Fernando Tobio por empréstimo, mas como as propostas previam que o Toluca arcasse com grande parte dos vencimentos do jogador, as negociações não avançaram.

A carreira de Fernando Tobio

Aos 31 anos, Omar Fernando Tobio foi revelado nas divisões de base do Vélez Sarsfield onde atuou por seis temporadas. Em 2014, o argentino foi contratado pelo Palmeiras. Indicado pelo técnico Ricardo Gareca, ele custou 2,5 milhões de euros (R$ 7,7 milhões, pela cotação da época) aos cofres do Verdão.

PUBLICIDADE

Após 33 partidas e apenas um gol com a camisa alviverde, Tobio foi emprestado em sequência ao Boca Juniors e Rosário Central. Porém, teve passagem sem brilho no regresso ao futebol argentino. Pelo Toluca, o zagueiro entrou em campo 45 vezes e anotou dois gols. Ao longo da carreira, venceu o Campeonato Argentino (2011, 2012, 2015 e 2016/2017), a Copa da Argentina (2015) e a Copa do Brasil (2015).

LEIA MAIS: