Home Futebol Gaciba responde cobrança de Campello sobre o VAR e garante: “A transparência da CBF é total”

Gaciba responde cobrança de Campello sobre o VAR e garante: “A transparência da CBF é total”

Chefe de Arbitragem da CBF esclareceu dúvidas sobre o VAR

Bruno Romão
26 anos, jornalista formado pela Universidade Estadual da Paraíba, amante da escrita, natural de Campina Grande e um completo apaixonado por futebol. Contato: [email protected]

Em participação no programa “Futebol na Veia”, Leonardo Gaciba respondeu a cobrança feita por Alexandre Campello. Isso porque o presidente do Vasco, após o jogo contra o Flamengo, cobrou que a CBF divulgasse os áudios da cabine do VAR. A insatisfação do dirigente surgiu após o gol de Germán Cano, contra o Flamengo, ter sido anulado pelo árbitro de vídeo.

PUBLICIDADE

Porém, o Chefe de Arbitragem da CBF afirmou que o pedido de Campello não pode ser atendido. Sendo assim, como existe uma recomendação da FIFA de manter os diálogos em sigilo, a publicação das conversas é totalmente proibida. Mesmo assim, ele garantiu que as solicitações dos clubes sobre o VAR são totalmente atendidas pela entidade máxima do futebol brasileiro. Portanto, existe uma total transparência.

Veja abaixo a explicação de Gaciba.

“Todos os clubes do Brasil que até hoje solicitaram ver ou ouvir qualquer solicitação do árbitro de vídeo foram recebidos pela comissão de arbitragem da CBF. Com transparência total e mostrando exatamente como é feito. Essa tecnologia é usada pela FIFA na Copa do Mundo. Na CBF TV enviamos para todos os clubes como é feito essa linha de impedimento, como é o diálogo na cabine. Está tudo lá se o pessoal tiver curiosidade de ver”, declarou à “ESPN Brasil”.

PUBLICIDADE

“A jogada é congelada no primeiro contato do jogador com a bola. Isso é feito em câmera fechada. Depois, no momento do contato com a bola, são traçadas as linhas em pontos fixos dos jogadores prescritos pela regra do jogo. A partir daí temos a resposta do impedimento. Nesse jogo, temos a imagem em ângulo invertido o acerto do árbitro do vídeo. A questão de áudios é proibido pela FIFA, mas a transparência (da CBF) é total. O árbitro de vídeo validou o gol do Vasco contra o Santos. Acima de tudo é preciso acreditar no árbitro de vídeo quando ele toma as decisões corretas”, completou.

https://twitter.com/Paolo_fla/status/1315072634011484160

LEIA MAIS

Campello cobra que CBF divulgue áudios da cabine do VAR: “O Vasco está cansado de ser prejudicado”