Home Futebol Passaporte luso: Ricardo Sá Pinto aumenta a legião portuguesa no futebol brasileiro

Passaporte luso: Ricardo Sá Pinto aumenta a legião portuguesa no futebol brasileiro

Ricardo Sá Pinto firmou contrato com o Vasco até fevereiro de 2021

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

É cada vez mais comum temos treinadores vindo dos mais diferentes países no futebol brasileiro. Depois do sucesso de Jorge Jesus no Flamengo, o Brasil terá agora Ricardo Sá Pinto que acertou com o Vasco até fevereiro de 2021, em substituição a Ramon Menezes.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

A contratação de Ricardo Sá Pinto, só para exemplificar, fez com que o Vasco superasse as dificuldades financeiras. À primeira vista, ele habitava os sonhos dos dirigentes desde março. Mas o seu salário estava fora da realidade econômica do clube.

Ricardo Sá Pinto chega ao Vasco com o status de ‘novo´ José Mourinho. Afinal, ele integra o grupo da nova geração de treinadores formados em Portugal que são bem avaliados pelo mercado internacional principalmente em países como a Espanha, França, Inglaterra e Itália.

PUBLICIDADE

Além de Ricardo Sá Pinto, o ´pacote’ inclui Armando Petit, Bruno Lage, Jorge Manuel Silas, Nuno Espírito Santo, Paulo Fonseca, Pedro Martins e Sérgio Conceição. Todos, inclusive, são contemporâneos na escola de formação de treinadores da UEFA.

No Vasco, ficou evidente que o presidente Alexandre Campello desejava um nome diferente devido à falta de boas opções disponíveis no mercado. Porém, a contratação de um treinador português nem sempre resultou em bons resultados no futebol brasileiro.

A única exceção foi o trabalho de Jorge Jesus no Flamengo. O ‘Mister’ foi muito badalado e extremamente exaltado pela imprensa brasileira pelo estilo de jogo e títulos conquistados com o clube rubro-negro. Confira o levantamento feito pelo Torcedores.com do desempenho dos treinadores portugueses no futebol brasileiro.

Paulo Bento | Cruzeiro

Jogos: 17

PUBLICIDADE

Vitórias: 6

Empates: 3

Derrotas: 8

Aproveitamento: 41,17%

PUBLICIDADE

Em 2016, Paulo Bento foi contratado para conduzir o Cruzeiro ao seu quinto título do Campeonato Brasileiro. Porém, o ex-técnico da seleção portuguesa não resistiu aos maus resultados do time na competição. Com isso, o treinador foi demitido pelo presidente Gilvan de Tavares Pinho. Posteriormente, ele foi substituído por Mano Menezes.

Sérgio Vieira | América-MG

Jogos: 10

Vitórias: 2

Empates: 0

PUBLICIDADE

Derrotas: 8

Aproveitamento: 11,1%

Em 2016, foi contratado para reformular o elenco e aplicar novos conceitos. Porém, Sérgio Vieira não suportou a pressão pela falta de bons resultados no Campeonato Brasileiro. A decepcionante passagem pelo clube mineiro ficou marcada pelo longo período que o time permaneceu na zona de rebaixamento da competição.

Augusto Inácio | Avaí

Jogos: 7

PUBLICIDADE

Vitórias: 2

Empate: 1

Derrotas: 4

Aproveitamento: 33%

PUBLICIDADE

Ex-técnico do Porto e Sporting, Augusto Inácio foi contratado para comandar o Avaí na temporada de 2020. Ele, porém, não resistiu a fraca campanha do time no Campeonato Catarinense. Além disso, a equipe foi eliminada precocemente na primeira fase da Copa do Brasil. O treinador foi demitido após dois meses na Ressacada.

Jesualdo Ferreira | Santos

Jogos: 15

Vitórias: 6

Empates: 4

PUBLICIDADE

Derrotas: 5

Aproveitamento: 48,8%

Jesualdo Ferreira foi contratado para dar sequência ao legado do argentino Jorge Sampaoli no Santos. Porém, ele foi demitido sete meses após desembarcar na Vila Belmiro. Nesse ínterim, o ‘Professor’ não suportou a pressão após a eliminação do time para a Ponte Preta no Campeonato Paulista. Além disso, foi alvo de críticas da torcida por seu estilo defensivista.

Jorge Jesus | Flamengo

Jogos: 58

PUBLICIDADE

Vitórias: 44

Empates: 10

Derrotas: 4

Aproveitamento: 81,6%

PUBLICIDADE

Após 13 meses, o ‘Mister’ trocou o Flamengo pelo Benfica. Ele encerrou o seu ciclo no rubro-negro levantando as taças da Recopa Sul-Americana, Copa Libertadores da América, Supercopa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Campeonato Carioca. É considerado um dos maiores técnicos da história do clube ao lado de Cláudio Coutinho, Paulo César Carpegiani e Carlinhos.

LEIA MAIS: