Home DESTAQUE Rejeição à filha, ditadura e mais: 5 polêmicas fora dos gramados de Pelé

Rejeição à filha, ditadura e mais: 5 polêmicas fora dos gramados de Pelé

Pelé acaba sendo muito criticado após ‘rejeitar’ a própria filha. Além disso, problemas com Maradona e Romário também chamam a atenção

Rafael Alves
Colaborador do Torcedores

Considerado o ‘Rei do Futebol’, Pelé comemora o seu 80º aniversário nesta sexta-feira (23). Em meio a tantos elogios e lembranças memoráveis, alguns torcedores relembram as polêmicas do tricampeão mundial pela seleção. Pensando nisso, o TORCEDORES separou cinco histórias que chamaram a atenção durante a carreira do jogador.

PUBLICIDADE

DITADURA

O ex-atacante da seleção brasileira foi crítico assíduo do regime militar no Brasil. Ele chegou a afirmar que o “brasileiro não sabe votar”. Logo depois, ele ressaltou: “Muita gente não sabe, mas não joguei em 1974 por desgosto em relação ao regime político do país. Era a época da ditadura.”

PUBLICIDADE

REJEIÇÃO À FILHA

Uma polêmica girou a vida de Pelé durante a década de 1990. Sandra Nascimento, ex-vereadora de Santos, entrou na Justiça para ser reconhecida como filha do ex-jogador (algo que aconteceu em 1996). A filha acabou falecendo em 2006, com câncer de mama. O que chamou a atenção foi que o ex-Santos não visitou a mulher mesmo após pedidos durante o leito de morte.

MARADONA

Um dos grandes rivais de Pelé é o Maradona (mesmo sendo de outra época). Em entrevista, o brasileiro defendeu os seus conterrâneos após ser criticado pelo jogador da seleção argentina. “Antes de falar do Pelé, Maradona precisa pedir autorização para o Zico, o Sócrates, o Romário, o Tostão, o Rivelino.”

PUBLICIDADE

CRÍTICAS AO GOLEIRO

Pelé acabou entrando em polêmica após a Copa do Mundo de 2002. Ele elogiou Marcos, titular da equipe de Felipão, mas os comentários repercutiram negativamente. “É incrível poder elogiar um goleiro do Brasil pela primeira vez na história”, disse. Anos depois, ele criticou o próprio filho Edinho. “Cá entre nós: essa ideia de o Edinho jogar no gol só pode ser praga dos goleiros que sofreram com os meus gols.”

POLÊMICA COM ROMÁRIO

No Brasil, mesmo sendo aclamado pela maioria dos fãs de futebol, Pelé se envolveu em uma grande polêmica com Romário, em 2005. O ex-jogador do Santos e tricampeão da Copa do Mundo afirmou: “Igual a Pelé não tem nem vai ter. Minha mãe me fez e fechou a fábrica.”

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM:

6 estrelas que quase desistiram do futebol antes de brilharem em campo

Arrascaeta, Artur e mais: 10 jogadores com mais passes decisivos no Brasileirão

PUBLICIDADE

7 brasileiros que mudaram de clube na Europa nesta janela e você não sabia