Home Basquete Em série de LeBron James, Barack Obama fala sobre papel nos protestos da NBA: “Violência contra os negros não é algo que acontece apenas uma vez”

Em série de LeBron James, Barack Obama fala sobre papel nos protestos da NBA: “Violência contra os negros não é algo que acontece apenas uma vez”

“The Shop”, série apresentada por LeBron James, contou com a participação de Barack Obama em episódio sobre os protestos por direitos raciais

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

Dois fatos marcaram a temporada 2019/2020 da National Basketball Association (NBA). A pandemia do coronavírus e os protestos raciais foram eles. E tais episódios marcaram o episódio de “The Shop”, série apresentada por LeBron James na Home Box Office (HBO), com Barack Obama. Presidente dos Estados Unidos entre 2009 e 2017, ele falou sobre o “papel” que teve nos protestos nas quadras da bolha da liga, em Orlando.

Logo no começo, quando surgiu a ideia de protestar ativamente na bolha, Barack Obama foi uma luz para os atletas. “O protesto é útil em termos de conscientização. Mas dado o poder que os jogadores da NBA tinham… minha sugestão foi que eles usassem essa plataforma para ver se poderiam começar a pedir mudanças específicas”, destacou.

PUBLICIDADE

O político também falou sobre ideias que ele deu aos jogadores. “Violência contra os negros não é algo que acontece apenas uma vez. Infelizmente, o que vimos acontece de novo e de novo. Então, uma das sugestões que dei aos jogadores foi: é possível que vocês façam um escritório que permita que vocês, de forma contínua, adotem as melhores práticas que começarão a tornar incidentes como esse menos prováveis”, destacou Barack Obama.

Palavras de LeBron James

Não foi apenas Barack Obama quem falou. Apresentador da série, LeBron James também relembrou um instante importantíssimo da temporada. No final de agosto, o Bucks forçou o adiamento de uma partida dos playoffs após a divulgação das imagens dos tiros contra Jacob Blake. “Quando Milwaukee fez o que eles fizeram, e com razão, nós entendemos isso. Não havia como nenhum de nós entrarmos em quadra pra jogar. Nós somos uma irmandade. Houve um momento que estávamos prontos para ir embora. Eu, os Lakers, todos estavam prontos para partir”, relembrou.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS
Equipe da NBA vê novo filme da saga Star Wars em shopping que era alvo de tiroteio
Terra plana: conheça as estrelas da NBA que acreditam na teoria
Craque do Golden State Warriors faz cirurgia e volta à NBA apenas em 2020, afirma empresário do jogador