Home Futebol Mancini analisa atuação de Luan, explica ausência de Cantillo e afirma que “Corinthians está distante do ideal

Mancini analisa atuação de Luan, explica ausência de Cantillo e afirma que “Corinthians está distante do ideal

Técnico falou sobre o empate contra o Atlético-GO e sobre o atual momento do Corinthians

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Na abertura do returno do Brasileirão, o Corinthians apenas empatou fora de casa contra o Atlético-GO pelo placar de 1 x 1. Com o resultado, o Timão chegou aos 25 pontos e ainda segue próximo da zona do rebaixamento. Após a partida o técnico Mancini concedeu entrevista coletiva onde abordou a atuação do time, além de falar sobre escolhas táticas e também sobre a contratação de Jonathan Cafu. Confira os principais pontos da coletiva:

PUBLICIDADE

Atuação do Corinthians

“Tivemos um fluxo melhor de jogo na segunda etapa. Vi um Corinthians muito abaixo no primeiro tempo, melhor no segundo, porém não aquilo que achamos que deve ser. Essa melhora se deve ao fato que deixamos o time mais leve. A vinda do Ramiro para o centro melhorou não só a participação dele como também a participação de jogadas na parte ofensiva. Desde que eu cheguei tive pouco tempo de treino de um jogo para outro. Hoje eu até tinha a possibilidade de entrar com o Cantillo, que daria um jogo mais limpo, mais aberto, mas talvez sobrecarregaria a equipe. Por isso optei por mais um volante de marcação e isso tornou a equipe pesada na criação de jogadas.

Obviamente que tem muita coisa a ser melhorada, mas acho que foi um ponto importante. Mas é um Corinthians distante do que achamos ideal.”

PUBLICIDADE

Luan

“O Luan fez um bom jogo, mas ainda distante daquele que sabemos que ele pode ser. Mas também temos que entender que ele vem fora de jogo e hoje ele atuou os 90 minutos e teve bons momentos. É óbvio que ele precisa de ajustes, de uma participação mais efetiva. Eu acho que isso vai vir com o passar do tempo. É importante que ele possa jogar e mostrar o futebol que ele tem, mas ainda está distante do que esperamos.”

Preparação do Corinthians para o jogo contra o Atlético-GO

“O tempo foi muito escasso. Foi na base de conversa, de vídeo, pouca coisa dentro de campo. Eu fui passando aquilo que eu tinha de informação do Atlético-GO, que eu conheço bem, nesse ponto tenho certa vantagem. Por outro lado, tinham atletas que sabem como eu penso. Sempre já um equilíbrio nesse balanço. O Corinthians entendeu o jogo na segunda etapa. Ainda está longe do que eu espero, mas é um time que está evoluindo. Tem também o lado emocional envolvido, de uma equipe desclassificada da Copa do Brasil por conta de um erro bisonho do árbitro.”

Escalação contra o Atlético-MG

“É difícil eu falar sobre a escalação daqui uma semana. Somente o Araos não teve oportunidade, mas ele estava cotado até para jogar hoje (7). A escalação depende muito do estado atlético do jogador. A partir do instante que eu vejo uma dificuldade com Xavier e Éderson, eu preciso alterar. A manutenção do Xavier talvez não fosse a melhor ideia, tanto que tiro ele no intervalo. O Cantillo é uma peça muito importante, mas talvez ele deixaria o meio muito aberto. Ao longo da semana vamos testar outras formas de jogar, possivelmente a gente deve ter a volta do Jô, que deve ajudar muito no setor ofensivo.

Eu tenho que testar todas as peças para achar o 11 ideal, mas ao mesmo tempo o mercado não oferece tantas opções. Temos que tentar conviver com isso. Eu tenho que tentar tirar o máximo de cada jogador e encontrar nesses jogos em sequência o atleta que se encaixa melhor no sistema de jogo. A parte defensiva está um pouco mais arrumada, mas a parte de criação e ofensiva vem sofrendo mudanças, seja por lesões, suspensões ou queda de rendimento.”

PUBLICIDADE

Chegada de Jonathan Cafu

“Acho cedo para falar alguma coisa, a partir do momento que ele não foi anunciado. Com calma a gente vai chegar lá. O que importa agora é melhorar os atletas que estão no elenco.”

Comportamento do time

“Nós deveríamos estar nos impondo mais em campo. Mas a imposição não está na parte verbal. Ela está em mostrar ao adversário o que você é capaz de fazer. Nos dois últimos jogos a equipe melhorou no segundo tempo. Temos que ligar uma chave para que os atletas entendam que temos que fazer os dois tempos bem feitos. Hoje poderíamos estar falando de mais dois pontos se a equipe estivesse mais concentrada no primeiro tempo. Fez um jogo abaixo e teve que correr atrás. Essa oscilação dá ao adversário uma chance a mais de chegar e incomodar. Essa imposição tem que acontecer e deve acontecer a partir do momento que você está confiante e convicto no que tem que fazer em campo”.

Meta no Brasileirão

“Nossa meta é somar o maior número de pontos possíveis e eu estou incomodado com o Corinthians na parte média da tabela, pode brigar por algo mais, mas temos de falar a verdade. O Corinthians acabou ao longo do primeiro turno desperdiçando no primeiro tempo que faz com que você corra atrás. Hoje, foi o início do segundo turno, temos grandes possibilidades, dentro do que é possível. Não adianta ficar sonhando com coisas irreais, temos de ser verdadeiros, e eu sou nas conversas com os jogadores, para fazer com que o Corinthians pare de oscilar no campeonato”.

Salários atrasados no Corinthians

“Desde que cheguei aqui, eu nunca ouvi falar sobre salários ou prêmios atrasados, isso me chama atenção, porque já vivi em outros ambientes, onde isso era muito falado, questionado, aqui, nada sobre isso, então é uma mostra de que nós realmente estamos focados no campeonato”.

PUBLICIDADE

Bruno Mendez

“O atleta acabou na minha estreia sendo expulso, o Marllon entrou na sequência, acabou indo bem, está bem junto com o Gil, por isso opção de manter o Marllon, mas o Bruno pode aparecer a qualquer momento na equipe, tem liderança, uma técnica elogiável, não tenho dúvida do acerto da contratação. Já pensei inclusive em utilizá-lo em outras funções, tamanha capacidade técnica dele de situações defensivas. Mas, o fato dele ter sido expulso, o Marllon entrou e acabou seguindo como titular”.

LEIA MAIS:

Atlético-GO 1 x 1 Corinthians: assista aos gols da partida do Brasileirão

Palmeiras x Corinthians: Tudo o que você precisa saber sobre a semifinal do Brasileirão Feminino