Home Futebol De José Villalba a Eduardo Vargas: Relembre os 12 atacantes estrangeiros da história do Atlético-MG

De José Villalba a Eduardo Vargas: Relembre os 12 atacantes estrangeiros da história do Atlético-MG

Chileno Eduardo Vargas será o 12º atacante gringo a vestir a camisa do Galo

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O atacante Eduardo Vargas é o novo reforço do Atlético-MG. O chileno, a princípio, é aguardado neste sábado em Belo Horizonte para realizar exames médicos e testes de detecção do coronavírus. Posteriormente, ele irá assinar contrato com o clube até dezembro de 2022. Após superar os trâmites burocráticos, o jogador ficará à disposição do técnico Jorge Sampaoli para o restante da temporada.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Ele será o 12º atacante estrangeiro a atuar pelo Atlético na história do clube. De José Villalba, na década de 40, a Jefferson Savarino, neste ano, 11 atacantes de outros países que vestiram a camisa do Galo. Nesse ínterim, foram seis argentinos, dois colombianos, um boliviano, um venezuelano e um ganês, sem contar, é claro, a nova contratação do clube.

Eduardo Vargas é o primeiro chileno a jogar pelo Atlético-MG. Além disso, ele será o sexto gringo do elenco alvinegro nesta temporada. Ele vai se juntar ao Alan Franco (Equador), Dylan Borrero (Colômbia), Jefferson Savarino (Venzeuela), Junior Alonso (Paraguai) e Matías Zaracho (Argentina).

PUBLICIDADE

Por isso, o Torcedores.com listou os 11 anteriores ao chileno para relembrar os gringos que passaram pelo ataque atleticano. Mas, será que eles deixaram saudades na massa atleticana? Confira a lista!

Jefferson Savarino

País: Venezuela

Jogos: 26

Gols: 0

PUBLICIDADE

Foi contratado após indicação do técnico Rafael Dudamel no começo de 2020. Chegou, à primeira vista, como grande revelação do futebol venezuelano. Revelado pelo Zulia FC, da Venezuela, o atacante teve passagem destacada pelo Real Salt Lake, dos Estados Unidos. Atualmente, o gringo vem sendo utilizado pelo técnico Jorge Sampaoli.

Franco Di Santo

País: Argentina

Jogos: 33

Gols: 7

PUBLICIDADE

Em 2019, o argentino chegou cercado de grande expectativa. Afinal, o atacante construiu uma sólida carreira internacional. Nesse ínterim, atuou por clubes do Chile, Inglaterra, Alemanha e Espanha. Porém, acumulou críticas e foi dispensado este ano.

Yimmi Chará

País: Colômbia

Jogos: 68

Gols: 10

PUBLICIDADE

‘El Depredador’ foi contratado em meio a disputa do Campeonato Brasileiro de 2018. O atacante alternou bons e maus momentos com a camisa alvinegra. Por isso, ele deixou o clube no começo deste ano quando foi vendido ao Portland Timbers, dos Estados Unidos.

Lucas Pratto

País: Argentina

Jogos: 107

Gols: 42

PUBLICIDADE

“El Oso’ foi a maior contratação da gestão de Daniel Nepomuceno no Atlético-MG. Entre 2015 e 2017, o argentino se consolidou como um dos principais jogadores do clube. Nesse ínterim, venceu duas vezes o Campeonato Mineiro. Além disso, conquistou a Flórida Cup.

Mariano Tripodi

País: Argentina

Jogos: 5

Gols: 0

PUBLICIDADE

Revelado pelo Boca Juniors, o atacante teve passagem meteórica pelo Atlético-MG. Ele foi indicado por Emerson Leão após fracassar no Santos e Vitória-BA. Tripodi, porém, deixou o clube sem ser notado pela massa depois da chegada de Celso Roth no Galo.

Wason Rentería

País: Colômbia

Jogos: 16

Gols: 1

PUBLICIDADE

O atacante viveu seu melhor momento no futebol brasileiro. Pelo Internacional, ele venceu a Copa Libertadores da América de 2006. Posteriormente, o colombiano atuou pelo Atlético-MG. Mas teve passagem apagada pelo futebol mineiro. Foi dispensado no final da temporada de 2009.

José Castillo

País: Bolívia

Jogos: 22

Gols: 3

PUBLICIDADE

Foi uma das apostas do Atlético-MG em 2008, ano do seu centenário, tendo ficado marcado por um gol assinalado na goleada do Galo de 3 a 0 sobre o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro. No entanto, deixou o clube no final da temporada sem ser notado.

David Adjei

País: Gana

Jogos: 2

Gols: 1

PUBLICIDADE

Chegou no Brasil trazido por um grupo de empresários para atuar inicialmente no Corinthians. Na base do clube, ele jogou ao lado do zagueiro Cris, do lateral-esquerdo Sylvinho e do meia Deco. Posteriormente, o ganês transferiu-se para o Atlético-MG. Porém, o atacante não teve destaque com a camisa alvinegra.

Roberto Saporiti

País: Argentina

Jogos: 1

Gols: 0

PUBLICIDADE

O argentino chegou ao Atlético-MG em 1968. Foi contratado com status de artilheiro. Porém, o atacante teve breve passagem pelo Galo. Afinal, uma grave lesão no joelho direito abreviou sua trajetória no futebol brasileiro. Seu único jogo pelo clube foi contra o Bangu pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

Roque Valsechi

País: Argentina

Jogos: 10

Gols: 3

PUBLICIDADE

Teve grande destaque atuando pelo Boca Juniors no início da década de 40. O ponta-esquerda venceu o Campeonato Argentino em 1940 e 1994. Foi contratado, posteriormente, pelo Atlético-MG em 1948. No mesmo ano se transferiu para o América onde venceu o Campeonato Mineiro.

José Villalba

País: Argentina

Jogos: 20

Gols: 7

PUBLICIDADE

Foi o primeiro atacante estrangeiro a vestir a camisa do Atlético-MG. É, portanto, uma lenda do clube. Pelo Galo, venceu o Campeonato Mineiro de 1946. No Brasil, atuou ainda pelo Palmeiras e Internacional. Tornou-se o segundo maior goleador da história dos Grenais com 21 gols marcados em 30 partidas.

LEIA MAIS: